Pela Saúde infantil, Jundiaí foca no atendimento completo
Para alcançar a idade adulta com saúde, os cuidados devem acontecer ao longo da vida. Em Jundiaí, Cidade das Crianças, o Direito à Saúde – um dos eixos estabelecidos pelos Programas Mundial Rede Latino-Americana – Cidade das Crianças e Urban95, tem atenção desde o início da gestação, com cuidados com as futuras mamães, seguindo pela puericultura e infâncias. A atenção e o cuidado alcançaram os receituários e a ambiência dos equipamentos de saúde, que foram desenhados para que os pequenos se sintam acolhidos. Este será um dos temas apresentados no Encontro Brasileiro Cidade das Crianças e Fórum Internacional das Infâncias, realizado pela Prefeitura de Jundiaí, entre os dias 18 a 24 de março.
Juliana dos Anjos Oliveira, de 37 anos, foi até a Clínica da Família Vila Hortolândia para levar o filho Rafael dos Anjos Oliveira Lopes, de 5 anos, para a consulta de rotina. Apesar de estar com todos os indicadores em dia, o pequeno não saiu com as mãos abanando. Levou para casa uma receita especial, com prescrições de brincadeiras, leituras em família e brincadeiras ao ar livre. “Esta foi a primeira vez que recebemos o receituário infantil. Fiquei impressionada. É muito interessante a proposta de incluir brincadeiras e atividades em família para o pleno desenvolvimento das crianças. Adoramos e vamos colocar em prática”, contou a mãe.
“Saber que Jundiaí está empenhada em cuidar da infância é muito importante para nós, família, pois sabemos que estamos cuidando de toda a sociedade. Estamos amando todas as novidades e espaços oferecidos pela Prefeitura”, explicou a mãe, que afirma ter ampliado as oportunidades de contato do filho com a natureza.
O pequeno adorou a receita exclusiva e associou imediatamente as ilustrações aos desenhos dos ambientes Pé de Infância existentes no serviço de Saúde, no terminal de ônibus e na escola em que estuda, a EMEB Prof. Joaquim Candelário de Freitas, que carinhosamente chama de ‘escola arco-íris’.
Políticas públicas
“Pensar numa cidade boa para todos é, essencialmente, desenvolver políticas públicas para a infância. Em Jundiaí, o investimento em Saúde representa um quarto de todo o orçamento municipal, e é aplicado para a oferta de serviços de qualidade ao cidadão, desde o início de sua vida”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.
De acordo com o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera, a atenção à infância inclui atendimentos e ações, pensadas e projetas a partir de indicadores. “No Observatório Jundiaí dispomos de mais de 100 indicadores infantis da cidade, desde a mortalidade infantil, vacinação, até internações. Com base nos dados e com desenvolvimento integrado entre as plataformas, implementamos nos ambientes que já tínhamos para as crianças nos equipamentos de Saúde os desenhos do Pé de Infância, além de apresentar o receituário infantil, que desde 2022 faz sucesso entre profissionais, famílias e crianças”, comenta o gestor.
Texera lembra que o Hospital Universitário (HU), referência pública para o atendimento materno-infantil, realiza cerca de 300 partos por mês, com toda a assistência, humanização de serviço certificado pelo programa ”Rede Cegonha” e a acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) – Nível 2 que garantem a qualidade no cuidado das crianças e mamães.
Esses dados serão apresentados no Encontro Brasileiro Cidade das Crianças e Fórum Internacional das Infâncias, realizado pela Prefeitura de Jundiaí, nos dias 19 e 23, em painéis e fóruns. O evento terá a participação de personalidades de renome internacional como Francesco Tonucci (Frato), Fundador da Rede Mundial de Cidades das Crianças, Lorena Morachimo, Coordenadora da Rede Latino-Americana de Cidade das Crianças, Daniel Becker, pediatra e Thaís Sanches, da Fundação Bernard van Leer.
(Fonte/Imagens: Prefeitura de Jundiaí)