Procon Jundiaí divulga ranking de empresas com mais reclamações em 2022
Nesta quarta-feira (15), Dia Internacional do Consumidor, o Procon de Jundiaí divulgou o Cadastro de Reclamações Fundamentadas, com os registros de reclamações finalizadas ao longo de todo o ano de 2022. Esse cadastro é publicado anualmente, em cumprimento a uma determinação do art. 44, do Código de Defesa do Consumidor, para que se dê ampla divulgação à população sobre as reclamações tratadas junto aos órgãos do Sistema Nacional do Consumidor.
As empresas que ocupam as primeiras posições são do setor de telecomunicação. Em primeiro lugar está a Claro e em segundo a Telefônica. A maioria das queixas são relacionadas a cobranças indevidas, como pequenos valores lançados na conta do consumidor. Além disso, questões contratuais e má qualidade na prestação dos serviços completam a lista. Outra empresa do setor que aparece na 7ª colocação é a TIM.
Empresas do mercado financeiro também figuram na lista em grande volume. O 3º lugar geral foi ocupado pelo Banco BMG e o 4º pelo Banco Pan. A maior parte das reclamações envolvem empréstimos consignados e cartões não solicitados pelo consumidor. No ramo, ainda aparecem no ranking os bancos Bradesco, Bradescard, Caixa Econômica Federal e Banco C6 Consignado.
Destaque também para a Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL), que aparece na 5ª colocação. As reclamações estão relacionadas a renegociação e/ou parcelamento de dívida, dificuldade para religação após suspensão do fornecimento e cobrança por irregularidade ou defeito na medição.
“É fundamental que o consumidor tenha acesso a essa lista, pois assim ele poderá conhecer e pesquisar a qualidade dos serviços que estão sendo adquiridos, além da taxa de resolução dos problemas, caso haja algum. Vale dizer que o Procon está à disposição do consumidor para auxílio com essas demandas”, destaca a Chefe do Procon de Jundiaí, Valéria Tavares Alcântara.
O Procon está localizado na rua Barão de Jundiaí, 153 – Centro. Desde o dia 13 foi inicia a Quinzena do Consumidor. A programação completa pode ser conferida pela internet.
Empresas com mais reclamações em 2022
1. Claro S.A – total de 211 reclamações
2. Telefônica Brasil S/A – total de 204 reclamações
3. Banco BMG S/A – total de 163 reclamações
4. Banco Pan S.A – total de 134 reclamações
5. Companhia Piratininga de Força e Luz – total de 97 reclamações
6. Banco Bradesco S.A. – total de 83 reclamações
7. Tim S.A. – total de 77 reclamações
8. Banco Bradescard S.A. – total de 56 reclamações
8. Via Varejo S/A – total de 56 reclamações
9. Caixa Econômica Federal – total de 54 reclamações
10. Banco C6 Consignado S.A. (Banco Ficsa S/A) – total de 45 reclamações
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)