Fábrica das Infâncias reúne adultos e crianças para um bate-papo
Durante o Painel 4- Áreas da Infância, realizado nas dependências da Fábrica das Infâncias Japy, palestrantes compartilharam suas experiências voltadas com a primeira infância, educação e saúde dentro e fora dos muros escolares. Entre os convidados para o painel, o prefeito de Sobral (CE), Ivo Gomes, o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, e o assessor de projetos da Prefeitura de Caruaru (PE), Swami Lima.
Mediado por Ursula Troncoso, do Ateliê Navio, o encontro foi importante para avaliar os trabalhos colocados em prática nos municípios e avaliar o que cada um tem feito para oferecer dignidade ao público infantil. Após os debates, o grupo visitou as dependências da Fábrica das Infâncias e as crianças do Comitê das Crianças participaram de um bate-papo com Francesco Tonucci (Frato).
Para o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, implantar projetos focados na primeira infância é mostrar que as políticas públicas são necessárias para garantir os direitos da crianças. Em Jundiaí, com estes direitos garantidos no Plano Plurianual (PPA), é possível colocar as ideias em prática e compartilhar as experiências. “A partir da escuta da criança todos os projetos voltados para garantir seus direitos têm sido planejados e colocados em prática. Que as políticas públicas sejam permanentes porque a proposta é trabalhar com o foco na criança de agora. Receber os 67 municípios para conhecer nosso trabalho nos dá imensa alegria”, diz o gestor.
Troca de experiência
Além de participar do painel sobre áreas da infância, os convidados tiveram a oportunidade de conhecer as dependências da Fábrica das Infâncias Japy, espaço vinculado à Unidade de Gestão de Cultura (UGC), que integra a proposta do programa municipal Cidade das Crianças voltado à experimentação artística, formativa, criativa e reflexiva sobre as brincadeiras e as Infâncias.
O prefeito de Sobral (CE), Ivo Gomes, fez questão de exemplificar as ações desenvolvidas no município, incluindo as gestantes. Falar sobre amor e afeto com a criança e com os pais faz toda a diferença. “Até 2024 o foco é na universalização do ensino integral, mas estamos com projetos que valorizam os programas da primeira infância, como cineminha, tardezinha de lazer e educação no trânsito. Priorizamos o desemparedamento dos serviços.”
Em Caruaru (PE), com sua vertente cultural e educacional organizada, os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei’s) ajudam no desenvolvimento dos projetos. O assessor de projetos Swami Lima parabenizou a organização do evento e lembrou que Jundiaí é um modelo a ser seguida. “Jundiaí é um município de referência para quem deseja implantar políticas públicas voltadas às crianças. Estamos juntos com a Urban 95 desde 2017, mas sabemos que é preciso nos espelharmos em outras experiências.”
Serviço
A programação completa do evento pode ser conferido no site oficial https://cidadedascriancas.jundiai.sp.gov.br/encontro-brasileiro-cidades-das-criancas-e-forum-internacional-das-infancias/