TVTEC sedia encontro com profissionais da economia criativa
Representantes de diferentes áreas ligadas à economia criativa de Jundiaà participaram nesta terça-feira (21) de uma reunião nas dependências da Fundação Escola TVTEC com o objetivo de estreitar os trabalhos e participações dos criativos nas ações sobre o tema no municÃpio. Trata-se do segundo encontro do grupo que contou com a participação do Senac, Sebrae, Jundiaà Empreendedora e representantes da sociedade civil.
Dando o tom da conversa, a docente do Senac JundiaÃ, Rosana Tsurusawa, lembrou que todos os esforços para formalizar as ações da economia criativa em Jundiaà têm sido pontuadas e registradas e as reuniões servirão, a princÃpio, como um norte importante para que consigam parcerias para implantar suas ideias.
“Temos alguns exemplos concretos de que é possÃvel colocar em prática as atividades voltadas à economia criativa, mas para isto precisamos de ajuda do poder público e de órgãos importantes que ajudem os profissionais a formalizar e formatar suas ideias. A TVTEC tem sido de extrema importância na divulgação dos trabalhos, mas também para nos ajudar a tirar as ideias do papel”, comenta Tsurusawa.
Durante a reunião, algumas ideias já surgiram, especialmente como criar uma agenda permanente para que os trabalhos não fiquem apenas no campo da conversa. Para o professor do Senac Paulo Vitor Targa, como os grupos são formados por pessoas com realidades e necessidades diferentes, a estrutura deve ser pensada para todos os integrantes. “Seria interessante mapear os interessados para saber como eles se consideram, em que categoria se encaixam, se estão na formalidade ou se interessam assim estar.”
Ajuda mútua
A superintendente da TVTEC, Mônica Gropelo, reforça que todos os esforços para estruturar qualquer modelo voltado à economia criativa devem ser pautados em alguns pilares, entre eles, comportamento, propriedade intelectual, e empreendedorismo. “Temos que criar um modelo especÃfico para nossa realidade, provocar algumas ações e pensar como será estruturado. Algumas ideias são importantes, como exemplos de fora, mas é preciso um guia e vocabulário próprio para nossa realidade”, comenta Mônica.
Para Rosana Tsurusawa, se espelhar nas ações da TVTEC, em especial com a criação do Galpão Criativo, é uma vertente importante porque mostra que é possÃvel reunir, em um mesmo espaço, criativos prontos para empreender e mostrar a força do trabalho. “A organização da Mônica Gropelo e de sua equipe nos espelha a formatar um trabalho interessante sobre economia criativa. A parceria será importante e rica para todos”, diz.
Fonte: Imagem: TVTEC JundiaÃ