Com intensificação nas ações e investimentos, furtos no Centro diminuem 55%
Os dois primeiros meses de 2023 apontam queda de 55% no número de furtos no Centro de Jundiaí, de acordo com estatísticas da Unidade de Segurança Municipal (UGSM), por meio da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ). Em janeiro e fevereiro, foram quatro furtos atendidos pelas equipes que atuam no programa Centro Seguro. No mesmo período no ano passado, foram nove.
A diminuição em comparação com o ano anterior, segundo a GMJ, se dá pelos investimentos realizados em efetivo e equipamentos. Até o final de 2024, os investimentos em segurança somarão cerca de R$ 60 milhões.
Diferente dos números da Secretaria de Segurança Pública, em que a contabilização é feita por distritos policiais, os números da GMJ são feitos bairro a bairro, sendo possível saber a quantidade de delitos em cada localização.
Em 2022, houve aumento do efetivo e da aquisição de mais viaturas pela administração municipal, o que ajudou a encorpar o programa Bairro Seguro (Centro e Ponte São João) e outros setores da GMJ. Até 2024, serão investidos cerca de R$ 60 milhões, entre construções de sede e canil, investimento em tecnologia, veículos e equipamentos.
“Não vamos parar por aí. Estamos com mais 56 guardas em formação o que vai nos ajudar a compor outros setores como ronda escolar e patrulhamento comunitário. Hoje já estamos com o maior quantitativo da história da corporação”, disse o comandante da GMJ, Benedito Marcos Moreno, que reforçou a importância das vítimas registrarem boletins de ocorrências. “Muitos delitos acontecem e não ficamos sabendo. É fundamental que saibamos do fato para que possamos deter o suspeito. A participação da vítima é importante nesse cenário.”
A comerciante Juliana Novaes diz que a proximidade com os guardas traz a sensação de segurança. “Vemos diariamente os guardas a pé e com viatura, nos sentimos mais seguros com eles por perto, o que acaba até criando amizade com os agentes”, disse.
Histórico
Criado em 2019, o programa Centro Seguro tem tido resultados positivos. A iniciativa promove a aproximação de guardas municipais a munícipes e comerciantes, com patrulhamento a pé e com viatura, tendo o auxílio do monitoramento de câmeras.
Com atendimento de segunda a segunda, – inclusive nos feriados – a Guarda Municipal de Jundiaí reforça que para qualquer situação de suspeita ou ato delituoso, basta entrar em contato com os telefones 153 – Disque Emergência, com ligação gratuita; e 4492-9060, no Centro de Operações Táticas (COT). Ou por meio do cadastro no Aplicativo Jundiaí – disponível para aparelhos smartphone e IOS – onde se encontra o acesso para Segurança e Proteção do Cidadão – Emergência Guarda Municipal.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)