Direito ao Brincar encerra Encontro de Cidades das Crianças
O 1º Encontro de Cidades das Crianças, promovido pela Prefeitura de Jundiaí, chegou ao fim na manhã desta sexta-feira (24). Com uma cerimônia realizada no Mundo das Crianças, a atividade contou com o quinto e último Fórum da programação, com tema “Direito de Brincar”.
ASSISTA À CERIMÔNIA NA ÍNTEGRA
Com a presença de Francesco Tonucci e Lorena Morachimo, a cerimônia contou ainda com a participação do Comitê das Crianças, para o último encontro da formação de 2022 e posse dos integrantes para 2023. Foram também formalizados o reconhecimento de Jundiaí como sede e coordenação da Rede Brasileira de Cidades das Crianças e a assinatura da Lei Municipal nº 9.907/2023, que estipula a primeira segunda-feira de outubro como “Dia do Brincar” na cidade.
“A escolha da Prefeitura, por meio do programa Cidade das Crianças, resulta da compreensão de que a cidade depende do desenvolvimento saudável das crianças para que seja boa para todos, algo que deve ser potencializado com a criação da Rede Brasileira. Além dos nossos agradecimentos a todos os participantes, principalmente às crianças, ao Tonucci e à Lorena, este momento de encerramento marca nosso interesse em dar os encaminhamentos necessários e as nossas expectativas pelo Encontro do ano que vem, para o qual já estão todos convidados”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado.
Agradecendo pela receptividade que encontrou na cidade, Tonucci fez as suas últimas considerações sobre o tema do Fórum de Encerramento. “Encerramos hoje a nossa breve estadia em Jundiaí, mas que permitiu abordarmos os pontos significativos de nosso projeto, centrado na autonomia das crianças e em seu direito de brincar. Este último, além de garantido pela Convenção dos Direitos das Crianças, é o motor especial para o desenvolvimento das Crianças. E o brincar deve ser livre e sem custo, deve ter exploração, aventura, surpresa, risco, obstáculo, o que não combina com supervisão e vigilância. E o Mundo das Crianças onde estamos contém todos esses elementos”.
O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, aproveitou a ocasião para explicar o símbolo da Rede Brasileira, com uma ilustração de Frato, nome artístico utilizado por Tonucci. “Trata-se de uma criança que traz numa mão um estilingue, sua forma de estar preparada para o embate com os adultos. Mas o estilingue não traz pedras, pois está armado de ideias. Na outra mão, a criança traz uma peteca, brincadeira inspirada nos povos indígenas, origem do Brasil. Tudo isso com a natureza ao fundo. Isso nos inspira muito. O que, antes do início do Encontro, era um sonho, hoje já é realidade, compartilhada por mais de dez Municípios, das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul. Restam agora a magia e o desejo de continuar transformando nossas cidades em Cidades das Crianças”.
Assim como ao longo da semana, Lorena trouxe mais exemplos de práticas desenvolvidas pelas cidades e elogiou o protagonismo do Município. “Parabenizo Jundiaí por sua aposta política de aderir à Rede e foi isso que fez da cidade uma chave importante na articulação da Rede, não só Brasileira, como também Latino-Americana e Mundial. Isso tudo resulta das práticas já desenvolvidas, como as Ruas de Brincar, e a escuta das crianças. Foi o Comitê daqui que pediu um espaço como o Mundo das Crianças, onde vimos a casa da árvore. Esse é um pedido recorrente dos Comitês espalhados pelo Mundo e Jundiaí já colocou em prática”.
Assim como as atividades do Encontro, a cerimônia de encerramento também contou com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Também participaram da cerimônia de encerramento o vice-prefeito, Gustavo Martinelli; gestores da Prefeitura; o presidente da Câmara Municipal, Antonio Carlos Albino; e vereadores.
(Fonte / Fotos: Prefeitura de Jundiaí)