Áreas ociosas da região do Retiro vão ganhar investimentos
Obras que já têm projetos ou estão com serviços em andamento motivaram uma agenda do prefeito Luiz Fernando Machado nos bairros Retiro e Jardim Guanabara, nesta sexta-feira (31). O destino foram áreas ociosas que vão ter nova utilidade, como praças, parques, espaços de convivência e horta urbana, que já ganha forma para promover saberes e integração entre a comunidade.
Entre os projetos, está a construção de uma área de convivência na Avenida Osmundo dos Santos Pelegrini, onde, hoje, fica a Praça dos Três Poderes. A expectativa é de que o local seja um espaço livre para uso da comunidade, inclusive com ambientes de brincar no conceito do programa “Jundiaí, Cidade das Crianças”, prática de skate, feira livre, entre outros.
“Temos que priorizar essas execuções para que os moradores da região possam usufruir dos espaços de convivência, principalmente para as crianças, já que serão interligados às escolas. Importante ressaltar que essas obras estão em plena convergência com o nosso programa Cidade das Crianças”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado.
Estiveram com o prefeito, os gestores, José Antonio Parimoschi (Governo e Finanças), Adilson Rosa (Serviços Públicos), Sinésio Scarabello Filho (Planejamento e Meio Ambiente) e Vasti Ferrari Marques (Educação). A visita ocorreu a pedido do vereador Daniel Lemos.
Outro local vistoriado pela comitiva foi uma área na Rua Doná Amélia Napoleão, que, após as obras, dará espaço ao Parque Guanabara. Edgar Balmante, morador do Jardim Guanabara há 40 anos, conversou com o prefeito e gestores sobre a sua expectativa. “É uma melhoria importante aqui para o nosso bairro e para a nossa região. Espaços de lazer são de grande utilidade tanto para as crianças quanto para os idosos”.
O projeto do Parque Guanabara prevê a construção de uma quadra, acesso para a EMEB Cleonice Adolpho de Faria e espaços de brincar.
Ali, na mesma região, a Horta Urbana, integrada ao Parque Naturalizado e Jardim da Chuva, na Rua Norivaldo Martins da Silva, está com obras em andamento e vai entregar à população várias opções de convívio e lazer.
“Esses espaços mostram a importância da convergência entre o poder público e a comunidade. É um projeto que vamos tentar exportar para outras regiões. A horta, por exemplo, vai gerar renda para a comunidade, alimentação saudável e vai agregar valor para toda a região do Retiro e Guanabara”, afirmou o gestor José Antônio Parimoschi.
Além dos canteiros para o plantio de hortaliças, a área também irá auxiliar nas ações de desemparedamento das crianças, proporcionando novas formas de contato com a natureza. A Horta Urbana e o Parque Naturalizado têm 4 mil metros² de área. A Horta já registra 90% dos serviços concluídos.
Conforme o departamento de Urbanismo, o primeiro Jardim de Chuva da cidade é muito oportuno, especialmente agora em que os efeitos das mudanças climáticas são notados.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)