Fuvest terá apenas dois dias de prova na segunda fase
O processo seletivo da Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST) passará por mudanças, pois as provas serão feitas em dois dias. Com aprovação feita na última quinta-feira, as inscrições passam a ser por modalidade. Ao escolher curso, o vestibulando terá três opções: Ampla Concorrência (AC), Ação Afirmativa Escola Pública (EP) e Ação Afirmativa Preto, Pardo e IndÃgena (PPI).
Na prova especÃfica, a quantidade de disciplinas passou de duas a três para duas a quatro, a critério de cada unidade da USP. A primeira fase continua sendo composta por 90 testes de conhecimento gerais que incluem disciplinas obrigatórias do ensino médio (biologia, fÃsica, geografia, história, inglês, matemática, português e quÃmica).
Além do vestibular Fuvest, a USP possui outra forma de ingresso: o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), gerenciado pelo Ministério da Educação. As modalidades de vagas oferecidas pela Universidade via vestibular Fuvest e via Sisu passam a ser compatÃveis.
Para o ingresso em 2019, de acordo com o estabelecido pelo governo do Estado de São Paulo, a USP reservará 40% de suas vagas, por curso, para estudantes de escola pública, considerando Fuvest e Sisu. Dentro dessa porcentagem, 37,5% de reserva de vagas para pretos, pardos e indÃgenas.
Com as mudanças, os candidatos não terão mais o processo de reescolha, oferecido aos candidatos não matriculados que não tivessem sido eliminados após a sexta chamada, mas que tivessem interesse em cursos com vagas ainda não preenchidas.
Em 2019, o número de chamadas de aprovados passará de seis para cinco. Em cada carreira, serão chamados quatro vezes mais candidatos que o número de vagas da carreira. Antes, o máximo era até três vezes. O impacto disso será a convocação de mais 11 mil estudantes para a segunda fase.
(Fonte: Portal G1)