Banco de Leite de Jundiaà precisa de doações
Publicada em 14/04/2023 Ã s 14:19
O Banco de Leite Humano de Jundiaà está enfrentando uma baixa no estoque de leite materno, pois a quantidade de doações tem diminuÃdo com a chegada do outono. Essa queda está afetando o atendimento dos recém-nascidos internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatais da região.
Atualmente, o estoque está 30% abaixo do necessário para atender aos 50 bebês que estão nas UTIs dos hospitais Pitangueiras, Paulo Sacramento e Universitário.
Segundo a unidade, são necessários 110 litros de leite materno por mês para atender à necessidade atual dos hospitais. Por isso, a quantidade de leite doada por mães é mais importante do que a quantidade de doadoras.
Saiba como doar:
- Para se tornar uma doadora, basta entrar em contato com o Banco de Leite e passar por uma breve entrevista. Se estiver apta, a equipe do BHL irá até a residência da doadora para ensinar como fazer a ordenha e coletar o leite.
- A doação segue de acordo com a quantidade de leite que a mãe produz. Então, se ela não produzi uma quantidade grande, não precisa doar toda semana;
- A doação ocorre na casa da doadora, com a ajuda das responsáveis pela coleta. Na primeira doação, ocorre toda a explicação e auxÃlio para ensinar a mulher a fazer a coleta do leite;
- Como as doações dependem da quantidade produzida pelas doadoras, elas podem ocorrer a cada 15 dias;
- A mulher que deseja ser doadora passa por avaliação para verificar se seu leite é saudável. Em todas as doações, ocorre o processo de qualidade para confirmar que o leite está bom para ser distribuÃdo para as outras crianças;
- Além de ajudar com as doações, o Banco de Leite Humano também ajuda na retirada de dúvidas e informações de amamentação, que é um momento importante para a criança e a mãe.
(Fonte: g1/Imagem: Assessoria Hospital Universitário)
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2023/04/14/banco-de-leite-de-jundiai-precisa-de-doacoes/