Parque da Cidade recebe pré-campanha de doação de medula óssea
No aniversário do Parque da Cidade, comemorado na próxima sexta-feira (21), os visitantes que passarem pelo espaço poderão participar da programação especial preparada para celebrar os 19 anos do Parque.
Entre as diversas atrações, quem passar pela festa poderá se informar sobre a Campanha de Doação de Medula Óssea. Organizada por um grupo de voluntários em parceria com Hemocentro da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), a campanha acontece no dia 6 de maio no Espaço Jundiaà Empreendedora, no 3º piso do Maxi Shopping JundiaÃ.
Durante a pré-campanha, realizada no aniversário do Parque, os visitantes poderão se informar sobre como se tornar um doador e as exigências necessárias, além de sanar outras dúvidas sobre a ação.
De acordo com o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), quanto maior o número de doadores cadastrados, maiores as chances de salvar vidas, uma vez que estudos apontam que a chance de encontrar um doador de medula óssea compatÃvel entre pessoas sem laço de parentesco é de uma em 100 mil. Entre pessoas da mesma famÃlia, a probabilidade é de 25%.
Quem pode ser doador?
Para se cadastrar como doador, é preciso ter entre 18 e 35 anos, estar em bom estado geral de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante e comparecer ao local da campanha alimentado, munido de RG, CPF e, quem tiver, o Cartão Nacional de Saúde (CNS). No dia do cadastro, será coletada uma amostra de sangue de aproximadamente 10 ml, que será submetida a um teste de laboratório para identificação das caracterÃsticas do doador.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de JundiaÃ)