Programa de atenção e cuidados com a pessoa idosa está sendo desenvolvido
A Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC) está desenvolvendo um programa de atenção e cuidados com a pessoa idosa. A iniciativa é do Assessoria de Políticas Públicas para o Idoso, ligada à Casa Civil, em parceria com outras Unidades de Gestão, assessorias, instituições e profissionais independentes do ramo. Os primeiros alinhamentos foram iniciados nesta quinta-feira (27), em reunião no Paço Municipal.
“Estudos realizados em Jundiaí indicam uma tendência a médio prazo de termos uma população com mais idosos do que jovens e crianças. Conforme diretriz do Prefeito Luiz Fernando Machado, é fundamental a participação do poder público no desenvolvimento de iniciativas e ações que orientem as pessoas a cuidarem desses idosos”, afirma o Gestor da Casa Civil, Dr. Gustavo Maryssael.
O projeto prevê a oferta de um programa de atenção e cuidados permanente e descentralizado, com produção de material didático próprio. Além disso, haverá o monitoramento constante de dados para manter as aulas atualizadas e a oferta de fortalecimento de vínculos e cuidados aos cuidadores. O objetivo é que a população tenha qualidade de vida e um envelhecimento digno. Alguns dos temas abordados serão saúde física e mental, violência, acessibilidade, entre outros.
“Com critérios baseados no Estatuto do Idoso, a Assessoria de Políticas Públicas para o Idoso, em conjunto com os demais envolvidos, trabalha na construção de um projeto intersetorial com o objetivo de promover o cuidado global dos idosos e seus cuidadores”, comenta a Assessora de Políticas Públicas para Idosos, Alessandra Citelli.
Também participaram da reunião os assessores Paulo Almeida (Direitos Humanos) e Penha Camunhas (Mulheres), além de representantes da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Fundo Social de Solidariedade (FUNSS), Escola Superior de Educação Física (ESEF), Corpo de Bombeiros e Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ).
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)