Equipamentos de saúde prosseguem com campanhas de vacinação em Jundiaí
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínicas da Família seguem, durante a semana, com a aplicação das vacinas contra Influenza (gripe), Covid-19 e as doses da rotina, nos horários das salas de vacinação de cada equipamento.
Jundiaí também prossegue com a companha contra Meningite C voltada para adolescentes de 15 a 19 anos, que não receberam o imunizante na idade preconizada, para trabalhadores da educação das redes pública e particular, e para todos os trabalhadores da saúde que ainda não receberam a dose liberada para o grupo desde 2022. Os profissionais devem apresentar documento com foto, juntamente com documento que comprove o trabalho.
“É importante que as pessoas mantenham as carteiras de vacina atualizadas. Com a chegada do inverno, quando os ambientes ficam mais fechados, ocorre uma maior possibilidade de disseminação das doenças respiratórias, atingindo principalmente as crianças e os idosos. As vacinas ajudam a evitar o agravamento de doenças, que podem levar a morte”, ressalta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Maria do Carmo Possidente.
No Município, o imunizante contra gripe está disponível para a população a partir dos seis meses de idade. Contra a Covid-19, seguem sendo aplicadas a vacina monovalente Pfizer para pessoas com 12 anos ou mais; a Pfizer Baby para crianças com 6 meses a 4 anos (D1, D2 e D3); a Pfizer Pediátrica para crianças de 5 a 11 anos (D1, D2 e reforço); e a Pfizer bivalente para o público a partir de 18 anos e que tenha recebido, no mínimo, duas doses da monovalente, sendo a última dose há, pelo menos, quatro meses.
Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra a Influenza pode ser aplicada junto a qualquer vacina da rotina e também com as doses contra o coronavírus.
É necessário apresentar um documento de identidade e a caderneta de vacinação. No caso da vacina contra a Covid-19, quem não estiver com o comprovante, pode informar no momento e será emitido outro imediatamente.
Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí