Pé de Árvore amplia plantio de mudas no Parque da Represa
Por meio de parceria com a DAE Jundiaí, 22 árvores passaram a embelezar a Rua Olívio Boa, no Parque da Represa, depois que foram plantadas como parte do Programa Pé de Árvore. As mudas foram colocadas depois que moradores do bairro fizeram a solicitação à Prefeitura. Foram plantadas 12 mudas de Ipês rosas e 10 mudas de Ipês brancos.
O programa é realizado em parceria pela Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), que recebe as demandas e faz o projeto, com a Unidade de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) por meio da Unidam e do Jardim Botânico, que oferecem as mudas e executam o plantio. A partir deste mês, o programa passou a contar também com o apoio da DAE para abertura dos canteiros nas calçadas para receber as árvores.
No bairro, quem solicitou o plantio foi o Alexandre Aparecido Siqueira, síndico de um condomínio que fica na rua. “Há algum tempo nós sentimos falta de mais árvores aqui no bairro. Conheci o programa pelas divulgações da Prefeitura e fizemos o processo necessário, inclusive colhendo as assinaturas dos vizinhos. E agora teremos o nosso bairro mais arborizado”, contou o munícipe.
O seu Gilberto Pioli, que também é morador do bairro, acompanhou o plantio. “As árvores dão mais vida para o bairro, né? São mais áreas verdes para a nossa cidade”, reiterou. Outros 15 projetos de plantio do programa estão prontos para serem atendidos nos próximos meses, em diferentes bairros da cidade. Cerca de 280 árvores serão plantadas.
“Antes do projeto ser aprovado, nós fazemos um estudo no local pedido pelo munícipe, para saber se a calçada comporta o plantio, se a acessibilidade não será prejudicada e a Unidam indica qual espécie de árvore pode ser plantada”, disse o assessor da Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), Victor Hugo Costa.
“O Pé de Árvore promove a arborização urbana a partir da participação dos munícipes, tanto no pedido das árvores, quanto no cuidado com as mudas após o plantio. Além de deixar as ruas mais bonitas e o clima mais ameno, a arborização de calçadas promove o sombreamento dos caminhos e estimula que crianças e adultos andem mais a pé, ampliando os benefícios do programa”, explicou a diretora de Urbanismo, Sylvia Angelini.
Criado em 2021, o Programa Pé de Árvore promove o plantio de árvores nas calçadas em frente aos imóveis dos proprietários que solicitam e se comprometem a fazer a manutenção necessária. Os interessados em receber árvores em frente ao seu imóvel podem fazer a solicitação digital pelo e-mail: urbanismo@jundiai.sp.gov.br. A preparação do local, plantio das mudas e instalação de placa de identificação do programa ficam sob responsabilidade das Unidades de Gestão da prefeitura. O munícipe deve se comprometer a cuidar das mudas e informar sobre eventuais problemas com as árvores.
“Os benefícios da arborização da cidade não se restringem apenas ao plantio das árvores, mas também ao envolvimento da comunidade desde o início e, principalmente, o comprometimento das pessoas para promoverem o cuidado necessário”, afirma o gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello Filho.
Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí