Detran-SP e Poupatempo realizam no sábado (24) mutirão para renovação de CNH
O Detran-SP, em parceria com o Poupatempo, promove no sábado (24) novo mutirão para quem precisa regularizar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Na ação, 10,8 mil vagas estão disponíveis em 230 unidades do Poupatempo espalhadas pelo estado de São Paulo. A renovação de CNH é um dos serviços oferecidos no Poupatempo de Jundiaí.
O mutirão tem como foco atender os motoristas que precisam regularizar a documentação até o dia 30 de junho. São casos de condutores que tiveram o documento vencido originalmente em outubro de 2022, cujo prazo de renovação havia sido estendido, conforme Resolução 894/2021 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Para os cidadãos que possuem o vencimento da habilitação previsto a partir de janeiro de 2023, o prazo para a renovação da CNH é regular – ou seja, no intervalo entre 30 dias de antecedência à data e, no máximo, 30 dias após o vencimento do documento.
Em caso de fiscalização de trânsito, não ter regularizado o documento no prazo correto é considerada infração gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47, além de sete pontos na CNH, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O agendamento para o atendimento presencial no Poupatempo é obrigatório e pode ser feito gratuitamente nos canais oficiais do programa – portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento e assistente virtual chamado “P”, disponível também no WhatsApp pelo número (11) 95220-2974.
Para quem não pode comparecer ao mutirão, o Detran-SP oferece o serviço de renovação da CNH de forma on-line. O cidadão deve acessar os canais digitais (www.detran.sp.gov.br, www.poupatempo.sp.gov.br ou app Poupatempo Digital). Após confirmar ou atualizar os dados, o motorista agenda e realiza o exame médico na clínica indicada pelo sistema.
Mutirão para renovação de CNH
Data: sábado, dia 24 de junho
Horário: das 7h às 13h ou das 9h às 13h, de acordo com unidade escolhida.
(Fonte: Assessoria Detran.SP/Imagem: Divulgação/Governo do Estado de SP)