Nota Oficial – Medidas de segurança e orientações em avistamento de onça parda
Tendo em vista que as forças de segurança receberam chamados de moradores que teriam avistado uma onça parda em uma área de mata nas proximidades do Jardim Tarumã, a Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), Corpo de Bombeiros e a Associação Mata Ciliar, de maneira conjunta, divulgam orientações para a população em caso de avistamento do animal.
Desde o primeiro chamado, a equipe do 19º Grupamento de Bombeiros, sob o comando do 1º Tenente Flávio Medrado, prontamente se dirigiu ao local em diversas ocasiões.
Na quinta-feira (22), a equipe do Corpo de Bombeiro foi acionada por duas vezes, deslocando-se ao local, porém sem encontrar o felino.
Portanto, com o intuito de garantir a segurança dos munÃcipes e a preservação da vida selvagem, recomenda-se à população que adote algumas medidas de precaução e, em caso de avistamento desse animal, informe imediatamente as autoridades competentes.
Orientações:
· Não tente, de forma alguma, capturar o animal;
· Evite adentrar áreas de mata;
· Evite realizar lazer e atividades fÃsicas em áreas verdes, dentro e fora de condomÃnios próximos ao avistamento, especialmente durante o perÃodo noturno;
· Mantenha as portas de banheiros, despensas e lavanderias de residências próximas às regiões de avistamento sempre fechadas;
· Mantenha os animais domésticos em local seguro, redobrando a atenção no perÃodo noturno em que a presença do felino é mais provável.
· Ao alimentar animais domésticos, evite deixar alimentos expostos por longos perÃodos de tempo, especialmente durante a noite;
· Acondicione corretamente o lixo;
· Esteja atento a imóveis fechados ou em construção próximos às áreas de avistamento.
Em caso de avistamento do animal, siga as seguintes orientações:
· Caso o animal adentre seu quintal, não tente acuá-lo e ligue imediatamente para as autoridades competentes;
· Mantenha a calma e evite movimentos bruscos. Não vire as costas para o animal ao se afastar, permaneça de frente para ele;
· Evite aglomerações no local;
· Evite fotografar ou filmar o felino.
É importante ressaltar que a onça parda é uma espécie ameaçada de extinção e, portanto, merece todo o respeito e cuidado.
Todo e qualquer animal silvestre é protegido por lei, conforme estabelecido na LEI Nº 9.605, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998, Art. 29, que proÃbe o abate, perseguição, caça, captura ou utilização de espécimes da fauna silvestre.
As instituições contam com a colaboração de todos para lidar de forma responsável e consciente com a presença desses animais.
Para mais informações, entre em contato com:
– Corpo de Bombeiro 193;
– Departamento de Meio Ambiente de Jundiaà tel: (11) 4589-8984 ou e-mail: ambiente@jundiai.sp.gov.br;
– Associação Mata Ciliar: (11) 4815-5777
Fonte / Imagem: Prefeitura de JundiaÃ