Plano de Revitalização do Centro avança com acompanhamento da população
Gestores municipais se reuniram com comerciantes e moradores da região central, nesta segunda-feira (03), para atualizar as principais ações e intervenções já feitas e a serem realizadas, que estão inseridas no Plano de Revitalização do Centro. O encontro aconteceu no auditório do Paço Municipal e teve a segurança da região como principal tema.
A principal novidade anunciada à população foi o início da troca da iluminação pública em todo o Centro. Ao todo serão substituídas 1700 luminárias, todas em LED. O início da ação está previsto para a segunda quinzena de julho e, em um primeiro momento, contempla as ruas Rangel Pestana, Padroeira, Siqueira de Moraes, Senador Fonseca, Coronel Leme da Fonseca, Rosário e Barão do Triunfo, além das praças. Vale ressaltar que a região conta com intervenções contínuas, como a operação Centro Seguro e as abordagens sociais aos moradores de rua.
“A troca da iluminação é mais uma importante ação que visa fortalecer a segurança em toda a região central. Um espaço mais iluminado, revitalizado e seguro tem um alto potencial de atrair a população para ocupar os espaços públicos, fomentar o comércio e dar vida ao Centro. Quem ganha com isso são as pessoas, comerciantes e também o Poder Público”, afirma o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.
Comerciante há 30 anos na rua São José, Roberto Fernando, de 76 anos, avaliou positivamente mais um encontro junto ao Poder Público. “O que está sendo proposto para nós é bastante positivo. Nos últimos meses percebemos uma melhora na segurança e acreditamos que o desenvolvimento das ações trará ainda mais benefícios para nós”, afirma.
O Plano de Revitalização do Centro contempla um total de 25 propostas, com investimentos estimados em R$ 50 milhões. Além do início da troca de iluminação, será iniciada na segunda quinzena de julho a reforma da Praça Dom Pedro II, que está localizada em frente ao Hospital São Vicente. O projeto também prevê intervenções urbanísticas, saúde, mobilidade, paisagismo, ações culturais, entre outros, respeitando a vocação e integração dos espaços públicos. Todas as ações são discutidas constantemente junto à comunidade.
Além disso, a Prefeitura vai inaugurar neste ano o novo Centro das Artes, que trará diversas atrações culturais à região central. O Centro também ganhará mais serviços com uma Nova UBS Central, em frente à praça do Fórum.
Participaram do encontro os gestores Tiago Texera (Promoção de Saúde), Cristiano Lopes (Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia), Aloysio Queiroz (Mobilidade Urbana), Carla Basson (Segurança Municipal), Marcelo Peroni (Cultura), Sinésio Scarabello (Planejamento Urbano e Meio Ambiente), Thiago Maia (Inovação e Relação com o Cidadão) e Maria Brant (Assistência e Desenvolvimento Social); além do comandante da Guarda Municipal, Benedito Marcos Moreno; integrantes da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomercio), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), comerciantes e moradores do Centro – que fazem parte da comissão de acompanhamento.
Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí