Plano Municipal da Juventude avança com escuta de jovens líderes comunitários em Jundiaí
A Assessoria de Políticas para a Juventude, ligada à Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), realizou nesta quarta-feira (05) um encontro com jovens líderes comunitários dos bairros Jardim São Camilo e Vila Aparecida. A reunião faz parte do processo de escuta para a construção do Plano Municipal da Juventude, previsto para ser finalizado e entregue no final de 2023.
No encontro, a Assessora de Políticas para a Juventude, Letícia Atique Branco, explicou aos jovens o objetivo do Plano e cada uma das etapas do desenvolvimento. “Ninguém melhor do que o jovem para saber o que o jovem precisa na cidade. O processo de escuta é fundamental para a construção de políticas assertivas para os próximos 10 anos – tempo de validade desse Plano Municipal”, afirma Letícia.
Os principais temas discutidos foram o acesso dos jovens a atividades culturais e esportivas na cidade, sejam elas nos equipamentos públicos consolidados ou ações descentralizadas, além da segurança nas escolas.
Morador do Jardim São Camilo, o jovem de 23 anos, Enilton Santos, conhecido como “Tonzera”, afirma ser de grande valia a cidade ter um Plano Municipal da Juventude. “Acredito que seja um importante movimento de o poder público ouvir as principais demandas dos jovens e dar espaço para que a gente possa falar e debater sobra as nossas ideias”, comenta.
Também participaram do encontro os Assessores Paulo Fernando (Direitos Humanos), Jensen Silva (Igualdade Racial) e Alessandra Citelli (Idoso). O processo de escuta também acontece pela internet e os jovens de 15 a 29 anos que quiserem participar da construção do Plano Municipal da Juventude podem responder as perguntas deste formulário.
Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí