Saúde e diversão marcam o lançamento do programa Qualidade de Vida nos Terminais em Jundiaí
Com aplicação de mais de 300 doses de vacinas e 88 atendimentos para aferição de pressão arterial, além de orientação de saúde bucal, pipoca e balões, o lançamento do programa Qualidade de Vida nos Terminais, na manhã deste sábado (15), no Terminal Hortolândia, recebeu elogios dos usuários do transporte público coletivo. A iniciativa da Prefeitura, por meio das Unidades de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) e de Promoção da Saúde (UGPS), com apoio do Sindicato dos Rodoviários de Jundiaí e Região, beneficiou trabalhadores e famílias que, enquanto aguardavam o ônibus, participaram das ações.
Josiete Ferreira de Lima, auxiliar de cozinha, mora no bairro Engordadouro, e estava companhada da filha Michele, 8 anos, e da amiga Maria do Socorro. “No nosso dia a dia, a gente não tem tempo. Achei ótima essa oportunidade, porque aproveitei para cuidar da saúde, minha filha para cuidar dos dentes, e ainda adoramos os mascotes. Excelente!”
Auxiliar de logística, Vinícius Pigozzi, morador no bairro Morada das Vinhas, aproveitou para tomar as doses de vacina contra Gripe e contra Covid-19. “Trabalho à noite e, durante o dia, além de descansar, resolvo outras coisas. Estava sem tempo para tomar vacina. Aproveitei que estava indo para casa, enquanto meu ônibus não chegou, já tomei as duas.”
Moradora no Jardim Tarumã, a química Rita Contreras, passou pelo atendimento de aferição da pressão arterial. “Fiquei feliz de saber que estou com saúde, e a pressão está boa. Estou surpresa com essa ação, porque, é rápida e todos são atenciosos. Parabéns.”
O Qualidade de Vida nos Terminais tem o propósito de levar orientações e atendimentos à população, sendo um programa que consegue atingir diversos públicos, já que os terminais têm constante circulação de pessoas. “O governo municipal investe em ações para que mais pessoas tenham acesso às orientações de saúde. Aqui, no Terminal Hortolândia, as equipes da Mobilidade e Transporte juntamente com as da Saúde destinaram o atendimento para quem não tem tempo para fazer exames, tomar vacina e também ensinaram as crianças a fazerem a escovação dos dentes”, comenta o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.
Com parceria e envolvimento de mais unidades gestoras, a ação reforça o trabalho proativo do Governo Municipal. “A gente consegue integrar a proatividade para favorecer a população em um ambiente onde as pessoas estão preocupadas com horários e seus deslocamentos, e isso vai ao encontro do compromisso do prefeito Luiz Fernando Machado”, explica o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.
“A partir do momento que a gente vai até a comunidade para levar saúde para todos, a gente consegue impactar e sensibilizar mais pessoas para os cuidados com prevenção e atenção básica, o que é muito importante”, afirma a apoiadora institucional do departamento de Atenção Básica da UGPS, Gleice Luiza.
As ações do programa serão realizadas em todos os terminais urbanos de Jundiaí até o fim do ano, sendo em um terminal diferente, a cada mês.
Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí