Plataforma do ICMBio reúne dados de 5 mil espécies da fauna brasileira e grau de extinção
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lançou oficialmente nesta quarta-feira (2) uma plataforma que reúne dados de mais de 5 mil espécies da fauna brasileira avaliadas em relação ao risco de extinção.
Chamado de Sistema de Avaliação do Risco de Extinção da Biodiversidade (Salve), a iniciativa começou a ser desenvolvida em 2016. O objetivo é facilitar a gestão do processo de avaliação do risco de extinção e tornar as informações mais acessÃveis, contribuindo para a geração de conhecimento e a implementação de polÃticas públicas voltadas à conservação da biodiversidade.
O link do site é https://salve.icmbio.gov.br/#/. A interface está disponÃvel para especialistas, estudantes, jornalistas e todos que queiram pesquisar sobre as espécies ameaçadas.
Em um sistema de busca, basta inserir a espécie (tanto pelo nome comum quanto pelo nome cientÃfico) para obter dados como grupo, categoria, última atualização da avaliação, estados, bioma, classificação taxonômica (biológica), distribuição, história natural e população.
Um dos destaques é a lista com 364 espécies classificadas como Criticamente em Perigo (CR), a categoria de maior risco atribuÃdo pela Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).
Entre elas, encontram-se animais emblemáticos da nossa fauna, como o pica-pau-amarelo, o muriqui-do-norte, o aruá-do-mato, o sapo-folha, a tartaruga-de-couro, a jararaca-ilhoa e a ararinha-azul.
(Fonte: g1/Imagem: João Quental)