Comitê Regional da Primeiríssima Infância abre programação do Agosto Dourado em Louveira
Nesta terça-feira (01), os municípios que fazem parte do Comitê Regional do Programa São Paulo da Primeiríssima Infância abriram a programação do Agosto Dourado, mês dedicado à infância. O evento foi realizado na Secretaria de Cultura e Eventos de Louveira e reuniu representantes de nove municípios: Jundiaí, Itupeva, Cabreúva, Jarinu, Itatiba, Louveira, Morungaba, Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista. Jundiaí é a sede regional do Comitê. O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, e o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera, representaram o prefeito Luiz Fernando Machado.
Conhecido no calendário nacional como “Agosto Dourado”, o mês dedicado à infância em Jundiaí tem como tema principal a importância da alimentação saudável, em todas as fases da vida. Em Jundiaí, que faz parte da Rede Cidade das Crianças, a programação conta com atividades descentralizadas realizadas nos equipamentos públicos abertas ao público, além de atividades restritas a profissionais.
Na abertura da programação, os representantes das cidades discutiram políticas públicas intersetoriais e regionais para a infância e a importância da atuação em conjunto. “Uma vida deve ser pensada desde a concepção. E nós precisamos pensar cada vez de forma regional para entregar cidades melhores, principalmente para as crianças. E Jundiaí é uma grande parceira”, disse o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.
“A política pública voltada para a criança é prioridade absoluta em Jundiaí. E para quebrarmos ciclos de desigualdade, é fundamental o investimento na primeira infância. E para isso devemos pensar projetos juntos”, reforçou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.
De acordo com a articuladora Regional do Comitê do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, Gerusa Moura, o calendário de atividades interage com todas as Unidades de Gestão da Prefeitura de Jundiaí. “Neste ano, mais uma vez, conseguimos desenvolver ações que tratam da importância da primeira infância e primeiríssima infância, com destaque para a amamentação e a alimentação saudável, essencial para o desenvolvimento das crianças, criação de vínculos e para a saúde de filhos e mães”.
“Estamos sendo certificados pelo Ministério da Saúde pela eliminação da transmissão do HIV de mãe para filho. E cada vez mais estamos fortalecendo as políticas públicas voltadas para a infância, em Jundiaí”, lembrou o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.
A Prefeitura de Jundiaí conta com cardápio completo de serviços para os cuidados materno infantil, com consultas de pré-natal e puericultura, hospital de referência, além do Banco de Leite, que contempla a oferta de leite materno para os recém-nascidos prematuros internados e, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), bem como captação de doação de leite e orientação para a amamentação. Atualmente, o banco de leite realiza uma média de 650 atendimentos no mês, sendo que destes cerca de 250 são para algum tipo de dificuldade na amamentação. O atendimento é gratuito e feito por pessoas especializadas que poderão auxiliar as mulheres em todas as suas necessidades para a amamentação do bebê.
Também participaram do evento a gestora de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Brant; a gestora de Educação, Vasti Ferrari Marques; a gestora adjunta de Promoção da Saúde, Dayane Martins; e a diretoria clínica e gerência do Hospital Universitário. A programação completa do mês da infância pode ser conferida no site da Prefeitura de Jundiaí, no ícone “Agosto Dourado“, nos Serviços Mais Acessados.
Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí