Mês do Patrimônio em Jundiaí: atividades ganham destaque nesta semana
Em continuidade ao Mês do Patrimônio, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) organiza, para a próxima semana, a partir de quarta-feira, 16/08, às 19h, o tradicional Colóquio do Samba, que neste ano tem como tema ‘A Escola de Samba após a Quarta-Feira de Cinzas’ e, segue ao longo da semana com mais programação especial.
Para esta edição do Colóquio do Samba, que será realizada no Espaço Expressa, André Felipe Meira da Silva, do Grêmio Recreativo Cultural e Social Escola de Samba Vai-Vai, e Adilson José de Souza, do Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Unidos de Vila Maria, vão tratar das ações realizadas pelas suas escolas de samba ao longo do ano.
A mediação está a cargo de Tadeu Kaçula, da UNAFRO – Universidade Livre Afro-brasileira. Tadeu é sambista, sociólogo (FESPSP), mestre e doutorando em Mudança Social e Participação Política pela Universidade de São Paulo (USP). É também autor do livro “Casa Verde, uma pequena África paulistana” e autor convidado no livro “Cultura Política nas Periferias – estratégias de reexistência”.
Na quinta-feira, dia 17/08, a partir das 19h, no auditório do Paço Municipal, será realizado o debate ‘Reformar, Restaurar ou Destruir?’ sobre conservação e reutilização de edificações com valor cultural, com o arquiteto Pedro Ichimaru, co-fundador da Somauma, incorporadora e construtora focada em Retrofit. Com experiência nas áreas de projetos e financeira, Pedro integra a direção executiva da empresa que vem ajudando a transformar o centro de São Paulo num lugar mais humano e sustentável. “Esta é uma boa oportunidade para arquitetos, engenheiros, profissionais do mercado imobiliário tratar sobre as oportunidades que imóveis antigos, muito comuns na região central de Jundiaí, oferecem”, comenta o diretor do departamento de Patrimônio Histórico, Elizeu Marcos Franco.
Também no mês de agosto, a partir do dia 24, acontece o Simpósio do Patrimônio Material e Imaterial, que neste ano chega à sua décima primeira edição, com o tema “Patrimônio Cultural, Educação e Economia Criativa: Humanidades e Processos Formativos”.
A programação do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural de Jundiaí estende-se até o fim do mês e sua programação completa, incluindo a programação do 11º Simpósio pode ser acessada na página da Prefeitura de Jundiaí.
Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí