Fundação Serra do Japi e Consórcio PCJ promovem ação ambiental na Santa Clara
Na manhã deste sábado (19), foi realizada uma ação de orientação ambiental na região da Santa Clara, com bate-papo com proprietários rurais e pedágio ambiental, com distribuição de mudas de árvores nativas e “kit sustentável”. A ação fez parte das iniciativas desenvolvida pelo projeto Olhos da Serra, realizado pelo Consórcio PCJ, com patrocínio da Coca-Cola Brasil e Coca-Cola FEMSA em parceria com a Prefeitura de Jundiaí, a partir da Fundação Serra do Japi.
“O nosso objetivo é mobilizar a sociedade e fazê-la perceber que a Serra do Japi é um local não só para lazer e contato com a natureza, mas de preservação constante. Para que a serra continue existindo, precisamos da responsabilidade de todos. É uma união de esforços necessária, que envolve um processo educativo sobre a preservação da Serra”, comentou a Superintendente da Fundação Serra do Japi, Vânia Plaza Nunes.
Durante o evento, também foi realizada uma Roda de Conversa com proprietários da região, sobre projetos-piloto de reflorestamento e saneamento rural individual. “Tanto a distribuição de mudas quanto a roda de conversa são ações para conscientizar a população sobre a necessidade da preservação do Meio Ambiente, para que tenhamos sempre uma Serra do Japi viva”, disse Eduardo Paniguel, gestor do projeto Olhos da Serra.
Vários motoristas e moradores pararam os veículos e receberam a orientação. “Em casa, sempre falamos sobre a importância da preservação do Meio Ambiente e da reciclagem. Essas ações são muito importantes, porque tocam às pessoas sobre o cuidado com a natureza”, lembrou a moradora da Santa Clara, Isabel Gobo, que levou uma muda para casa.
No encontro, também foi realizada uma feira de artesanato e produtos naturais. “A gente precisa sempre combater o desmatamento. Só para assim para termos uma natureza saudável, principalmente aqui perto de casa”, disse Henrique Fantineli, morador da Vila Rami.
(Informações e Fotos: Prefeitura de Jundiaí)