Simpósio do Patrimônio é aberto com programação especial
A manhã desta quinta-feira (24) marcou a abertura oficial do 11º Simpósio do Patrimônio Material e Imaterial, programação focada no público acadêmico e que integra o Mês do Patrimônio Histórico e Cultural – realização da Unidade de Gestão de Cultura (UGC). Com as participações de autoridades, acadêmicos e estudantes, a cerimônia oficial foi realizada no auditório da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) de Jundiaí, no Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa).
Com tema “Patrimônio Cultural, Educação e Economia Criativa: Humanidades e Processos Formativos”, esta edição do Simpósio contará com as mesas de diálogo, atividades por segmento e apresentações de 25 trabalhos acadêmicos, inscritos nos seguintes eixos temáticos: “Identidades, territorialidades e patrimônio histórico cultural”, “Educação patrimonial” e “Patrimônio, Turismo, Hospitalidade e Lazer”
“Toda esta programação vai ao encontro do que nós da UGC acreditamos ser o nosso papel enquanto Poder Público, que é o de construir políticas públicas consistentes e de relevância para a sociedade. E aqui neste espaço, que passa por importantes transformações conceituais e de ocupação, vocês terão a oportunidade de participar de um momento muito importante, que reflete sobre mudanças de comportamento e sobre a prioridade para as pessoas como plano de ocupação”, comentou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, dando as boas-vindas aos participantes.
Já o diretor do Departamento de Patrimônio Histórico da UGC, Elizeu Marcos Franco, fez um balanço das atividades já propostas pela programação em 2023 e do histórico de edições do Simpósio. “O Mês do Patrimônio surgiu do entendimento do Poder Público em ampliar para a sociedade em geral o olhar para a preservação patrimonial, até então era muito bem cumprido pelo meio universitário durante o Simpósio, que este ano chega à sua 11ª edição”.
O diretor do Departamento de Gestão do Espaço Expressa da UGC, William Paixão, aproveitou a ocasião para frisar a importância da Fatec no novo conceito de ocupação do Espaço. “A vinda da UGC para este lugar fez com que ele passasse o seu melhor momento, desde a aquisição pela Prefeitura em 2001. E a Fatec é uma protagonista desse lugar, pois a sua presença neste ambiente em transformação vai ao encontro de seu plano de ocupação, que tem como norte ser um espaço de ‘Cultura, Humanidades e Futuros’”.
A abertura oficial contou com as participações especiais da professora Drª. Juliana Verona, do professor Me. Josué Souza de Gois e do professor Dr. Francesco Bordignon, respectivamente, diretores das Fatec de Itu, São Paulo e Jundiaí, vinculadas ao Centro Paula Souza (CPS) e que fazem parte da realização desta programação.
Após a cerimônia, a Conferência de abertura trouxe como tema “Identidades patrimoniais: rever consensos, ampliar contatos” e ficou a cargo do professor Dr. Paulo César Garcez Marins, que é historiador e docente do Museu Paulista da Universidade de São Paulo (USP).
Ainda nesta quinta-feira (24), foi realizada no período da manhã a mesa temática “Diálogo: Identidades territoriais, cultura e o direito à cidade”, e no período da tarde será a vez das apresentações dos trabalhos do Eixo “Identidades, Territorialidades e Patrimônio histórico Cultural”.
A programação segue ao longo da semana, no auditório da Fatec. Confira os detalhes:
Sexta-feira (25)
- Diálogo “Educação, patrimônio e as culturas urbanas e infanto-juvenis”
Horário: 9h
Mediação: professora Drª. Sueli Soares dos Santos Batista
Apresentações: “Educomunicação na educação patrimonial e na cultura infantojuvenil”, com o professor Dr. Claudemir Edson Viana; e “Memórias que contam histórias”, com a professora Ma. Vastí Ferrari Marques, gestora de Educação da Prefeitura de Jundiaí - Diálogo “Turismo e políticas de cidadania participativa para a sustentabilidade e economia criativa”
Horário: 11h
Mediação: professora Ma. Marcela Roberta Moro
Apresentações: “São Luiz do Paraitinga – cada dia mais criativa”, com Benedito Filadélpho de Campos Netto; e “Rota Afro: uma estratégia contra o apagamento da história da população Negra”, com Valéria de Paula Ignácio - Apresentação de Trabalhos dos Eixos “Educação Patrimonial” e “Patrimônio, Turismo, Hospitalidade e Lazer”
Horário: 14h
Mediação: professora Dra. Gabrielle Cifelli e professora Ma. Adriana Perroni Ballerini
Sábado (26)
- Rota do Centro Histórico – Tour pelo Centro Histórico de Jundiaí: visita mediada aos bens tombados e edifícios significativos – FAÇA SUA INSCRIÇÃO GRATUITA
Horário: das 9h às 12h
Mediação: Elizeu Marcos Franco e do educador social Denilson André
Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí