PAIT comemora 16 anos com a oferta de novo grupo
Com mais de 10 mil pessoas auxiliadas, o Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), desenvolvido pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), chega aos 16 anos na próxima terça-feira (29), data em quem também é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Para marcar mais um ano, um novo grupo será iniciado, às 9h30, no Núcleo Integrado de Saúde (NIS), na avenida Carlos Salles Block, 74 (4º andar), e contará com a presença de ex-fumantes.
“O tabagismo é a principal causa de morte evitável do mundo, sendo importante sensibilizarmos e mobilizarmos a população sobre os danos econômicos, sociais e ambientais causados pelo uso dos cigarros. Para comemorar os 16 anos do nosso programa que estende as mãos para quem deseja parar de fumar, vamos iniciar mais um grupo com a presença de quem já venceu o vício e reencontrou a saúde e a qualidade de vida”, destaca a enfermeira Josiane Ferrari.
Reconhecido como modelo de controle à doença, o PAIT de Jundiaí oferta, ao longo de oito encontros, acompanhamento completo e gratuito a partir de ações coletivas e individualizadas, além de fazer a dispensação de medicamentos para os casos necessários.
A iniciativa conta com grupos permanentes no NIS, às terças-feiras, às 9h30, e quartas, às 14h, e no Complexo Argos – avenida Dr. Cavalcanti, 396, Vila Argos -, todas as segundas-feiras, às 18h. Para participar, basta levar o cartão de cadastro da Unidade Básica de Saúde (UBS) e o CPF.
Durante o ano, também são montados grupos nos equipamentos da Atenção Básica. Os interessados podem procurar as UBSs, Novas UBSs e Clínicas da Família para informar o interesse em ingressar no programa e verificar as turmas.
A equipe ainda desenvolve ações junto às escolas e empresas, conscientizando sobre os maléficos do uso do tabaco.
Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí