Reunião da RMJ alinha propostas nas áreas de Planejamento Urbano e Meio Ambiente
Na manhã desta terça-feira (29), foi realizada, no auditório do Paço Municipal de Jundiaí, reunião entre os gestores e secretários das áreas de Planejamento Urbano e Meio Ambiente das cidades que fazem parte da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ). O foco foi a priorização das necessidades conjuntas para a elaboração de um planejamento integrado nessas áreas.
A reunião foi comandada pelo subsecretário de Desenvolvimento Urbano do Estado, José Police Neto, e contemplou representantes das 7 cidades da RMJ – Jundiaí, Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Louveira, Jarinu e Várzea Paulista, e também Itatiba, que faz parte da Região Metropolitana de Campinas, mas participa das discussões por conta da proximidade com a RMJ.
No encontro foram discutidas questões relacionadas a projetos estratégicos, entre eles o de Requalificação do Rio Jundiaí, além da proposta de criação de um parque linear de 55 quilômetros de extensão, integrando Jundiaí, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista e Itupeva. O subsecretário também comentou sobre o apoio institucional para a harmonização dos planos diretores das cidades e da busca pela redução do déficit habitacional.
“A Região Metropolitana de Jundiaí tem um território que conseguimos enxergar na sua totalidade, principalmente pela proximidade entre as cidades e também pela competência das equipes técnicas. Com o avanço nesses projetos, o Governo do Estado e as cidades poderão planejar e executar importantes projetos em comum”, disse o subsecretário, José Police Neto.
Também foi apresentado o avanço dos projetos de mapeamento aerofotogramético e monitoramento por satélite que está sendo realizado pelo Governo do Estado, que consiste em fotos via satélite de toda a região. A Região Metropolitana de Jundiaí tem 843 mil habitantes dentro de 7 municípios e representa 3,8% do PIB do Estado de São Paulo.
Também participaram da reunião o gestor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), Sinésio Scarabello Filho; o gestor de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), Adilson Rosa; o superintendente da FUMAS, José Galvão Braga Campos (Tico) e demais servidores de diversas Unidades de Gestão da Prefeitura de Jundiaí.
Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí