Governo dá sequência ao desenvolvimento de políticas intersetoriais a pessoas com TEA
Nesta semana, gestores municipais e técnicos se reuniram com o Grupo de Trabalho TEA, composto por representantes de famílias atípicas, para apresentação dos avanços no desenvolvimento das políticas públicas intersetoriais a pessoas que apresentam Transtorno do Espectro Autista (TEA), além da definição dos próximos passos. O encontro é mais uma etapa do trabalho de ampliação e qualificação das políticas, iniciado em março deste ano.
As ações estão sendo desenvolvidas de forma conjunta e complementar pelas Unidades de Gestão de Educação (UGE); Promoção de Saúde (UGPS); Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS); Esporte e Lazer (UGEL), por meio do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (PEAMA); Desenvolvimento Econômico (UGDECT) e Fundação TVTEC, além da Assessoria de Políticas para Pessoa com Deficiência e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.
Um dos principais avanços foi a revisão do cardápio de serviços na rede municipal com a elaboração do Guia Prático da Educação Inclusiva, desenvolvido pela UGE, que será fornecido a pais e profissionais da educação. O documento será compartilhado com as Unidades de Gestão de Promoção de Saúde, Esporte e Lazer e Desenvolvimento e Assistência Social para novas contribuições. Pela Saúde, destaque para o encaminhamento de parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde (CISMETRO), um importante passo para a implantação de um centro de referência para atendimento de pessoas com TEA.
“Ainda temos muito o que evoluir, mas temos conquistado avanços importantes com a ajuda das famílias no desenvolvimento e ampliação dessas políticas públicas, que são políticas de estado. O trabalho em conjunto com o Grupo de Trabalho é fundamental e nos dá a segurança de que estamos trilhando o caminho certo para ofertar serviços adequados e de qualidade às crianças e adultos com TEA”, afirma o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.
Na área da assistência social, os atendimentos a famílias com TEA em situação de vulnerabilidade também avançaram, com capacitação de profissionais do Programa Criança Feliz e realização de projeto piloto de Encontro com Famílias. Após atuação inicial no Jardim São Camilo, o projeto será expandido para as demais regiões do município nos próximos meses. Com foco no empreendedorismo e resgate da autoestima, as equipes de Desenvolvimento Econômico e da Fundação TVTEC promoveram ações complementares de acolhimento e fomento à inclusão produtiva das famílias, com destaque para a trilha realizada a partir do Galpão Criativo. Também foi fechada parceria com a startup N2 para implantar um novo conceito de educação financeira com foco na organização e potencialização dessas famílias.
Para uma das integrantes do grupo de trabalho, Maria Aparecida Bueno, a atuação do Poder Público em conjunto com a sociedade civil é um divisor de águas para o futuro das pessoas com TEA. “É a oportunidade de sermos ouvidas e buscarmos a inclusão dessas pessoas na sociedade. Que seja uma oportunidade de melhorar a qualidade de vida das crianças e resgatar a vida dos autistas adultos”, ressalta. Maria ainda apresentou uma proposta de ampliação da oferta de serviços e atividades para adultos com TEA. A proposta será avaliada pelo grupo técnico e uma comissão específica para tratar do tema será criada.
Também participaram da reunião as gestoras Maria Brant (Assistência e Desenvolvimento Social) e Vastí Ferrari Marques (Educação); a Superintendente da Fundação TVTEC, Mônica Gropelo; o Diretor da UGDECT, Júlio Durante; o Assessor de Políticas para a Pessoa com Deficiência, Marco Antonio dos Santos; o Assessor Filipi Lima; a Presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Kelly Cristina Melo; a Diretora do Departamento de Educação Inclusiva (DEIN), Karina Verardo Teodoro de Godoi; a especialista do Departamento de Regulação da Saúde, Elisa Cristina Siqueira Van Ginkel; o Coordenador de Atenção Básica, Filipe Risso Firmino; o diretor do Departamento de Esporte Adaptado do PEAMA, Cesar Munir de Almeida; o Coordenador de Saúde Mental, Alexandre Sandri; e a enfermeira Suellen Marília de Souza Silva Melo.
O vereador Adriano Santana dos Santos, o Dika Xique-Xique, e sua Assessora Parlamentar, Aline Cristina Antonio de Souza, também marcaram presença.
Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí