Funcionários do SITU recebem orientações para cuidar da saúde em Jundiaí
As Unidades de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) e Promoção da Saúde (UGPS), em parceria com o Sindicato dos Rodoviários de Jundiaí e Região, disponibilizaram ações para os cuidados com a saúde aos funcionários do Sistema Integrado de Transporte Urbano (SITU), em uma sala de treinamento na garagem dos veículos, nesta quarta-feira (06).
Antes ou após as jornadas de trabalho, os profissionais puderam se vacinar e receberam orientações para higiene bucal e exame rápido para prevenção ao câncer de boca.
“Muitas vezes, devido ao trabalho e os cuidados com a família, esses profissionais não conseguem cuidar da própria saúde. Essa ação foi promovida em conjunto para oferecer serviços e orientações para o bem-estar deles, refletindo também na qualidade de vida e estimulando para que possam desenvolver suas atividades com mais dedicação e tranquilidade”, comenta o diretor de Transporte da UGMT, Leslie Litano Tealdi.
Sílvio Carlos Loreto, motorista de ônibus há 19 anos, tomou as vacinas e elogiou a oportunidade. “É ótimo, porque a gente consegue saber como está a nossa saúde. A minha está em ordem.”
Operador de monitoramento dos ônibus por meio do GPS, Rodrigo Cândido dos Santos, trabalha em uma das empresas de ônibus há 16 anos, e disse que, pela correria diária, não conseguia parar e cuidar da saúde. “É uma boa oportunidade, e a gente fica mais tranquilo para trabalhar sabendo que está tudo bem.”
Quem também saiu satisfeita foi a motorista de ônibus Maria Cristina de Oliveira. “Eu amo o que faço, mas, alguns dias são muito corridos, então aproveitei para tomar a vacina e, agora, estou mais segura.”
A parceria entre a UGMT e a UGPS também tem levado orientações e ações de saúde aos terminais urbanos. “É mais uma forma de garantir o acesso a esses serviços, e ampliar as ofertas no município, uma vez que, muitos trabalhadores têm horários diferenciados”, explica a enfermeira e gerente da UBS Corrupira, Carolina de Azevedo Neves Severiano.
Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí