De Olho na Faixa proporciona travessia segura no Jardim Guanabara
Com o objetivo de melhorar a infraestrutura viária e proporcionar condições mais seguras, principalmente, para os pedestres e as crianças, no entorno da Horta urbana do Jardim Guanabara, a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), por meio do departamento de Engenharia de Mobilidade, implantou o programa De Olho na Faixa nas ruas do entorno, com sinalização de solo com faixas na cor lima-limão, colocação de balizadores, ampliação de passeio com pintura da rua na cor verde bandeira, entre outras intervenções posicionadas em locais estratégicos.
O conceito do urbanismo tático reforça a estratégia de proporcionar mobilidade segura e acessível, com sinalização de solo e vertical adequadas para dar mais segurança aos pedestres e condutores que transitam na região.
“A requalificação viária tem como objetivo otimizar e harmonizar a convivência entre os motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, despertando a consciência do respeito para a segurança de todos os usuários da via. As cores mais fortes chamam a atenção”, comenta o diretor de Engenharia de Mobilidade da UGMT, Leandro José Pinheiro.
Morador no Jardim Guanabara há 14 anos, Lucas da Silva Souza, já percebeu a mudança no comportamento de motoristas e pedestres. “Melhorou bastante. Aqui, é uma área com escolas e também um espaço onde as pessoas convivem. Essas cores chamam a atenção.”
Assim, para incentivar a mudança de comportamento, que o programa De Olho na Faixa foi lançado pela UGMT. As ações iniciaram durante o Maio Amarelo em áreas escolares, sendo monitoradas pelas equipes de Engenharia e de Trânsito para a coleta de dados, o que permite a partir dos bons resultados que outros locais também recebam as adequações.
“O planejamento e melhorias do sistema viário visam tornar cada vez mais a mobilidade sustentável, para ser uma aliada no crescimento do município de maneira mais eficiente, confortável, organizada e segura”, afirma o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.
Cidade das Crianças
Alinhadas aos eixos Direito à Saúde e Garantia à Autonomia do programa “Jundiaí, Cidade das Crianças”, as adequações com cores mais chamativas também tornam os espaços das vias públicas mais coloridos e agradáveis.
Os alunos da EMEB Professor Nelson Álvaro Figueiredo Brito conheceram o projeto de engenharia e mostraram que entendem mesmo das regras de trânsito. “Vi onde fica a lombada, porque, tem o desenho no papel, e é o mesmo lugar onde fica aqui na rua, tem a mesma placa. Também tem semáforo e as faixas que são para a gente atravessar depois de olhar para os lados”, comenta Dulce Maria da Silva, de 6 anos, ao lado dos amigos Edgar, Eliza, Pedro, Lorena e Bárbara.
Horta Urbana Guanabara
Além da área com as hortaliças e PANCs, o espaço de convívio da comunidade também contará com Parque Naturalizado e o Jardim de Chuva, sendo um ponto de lazer para os moradores do bairro, além de auxiliar nas ações de desemparedamento das crianças, proporcionando novas formas de contato com a natureza.
Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí