Escola Cidadã: Casa Civil conclui etapa de visitação a escolas estaduais
Nesta semana, o Núcleo de Articulação de Políticas Públicas (NAPP), que está vinculado à Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), deu mais importante passo para o avanço do projeto piloto Escola Cidadã. Nesta semana, após encontros com alunos das escolas estaduais Antenor Soares Gandra, no Centro, e Deolinda Copelli, na Vila Ruy Barbosa, foi concluída a etapa de visitação.
O próximo passo é receber todo o material produzido pelos estudantes, analisar e discutir internamente a viabilidade de cada uma das propostas. Ainda neste ano serão feitas as apresentações dos trabalhos e entrega da versão final do projeto. O tema central da discussão é a prevenção da violência contra a mulher.
“Finalizamos mais uma etapa a caminho da conclusão deste projeto desenvolvido com alunos de escolas estaduais. O trabalho em conjunto com os jovens em uma temática tão importante vai gerar ideias para desenvolver ações que tragam benefícios a toda a comunidade. E cuidar das pessoas é uma diretriz clara do Prefeito Luiz Fernando Machado”, comenta o Gestor da Casa Civil, Dr. Gustavo Maryssael.
O Escola Cidadã teve início em setembro do ano passado, quando as sete assessorias do NAPP (Direitos Humanos, Pessoa com Deficiência, Pessoa Idosa, Igualdade Racial, Mulheres, Juventude e Diversidade Sexual) foram às escolas estaduais para debater temas da atualidade. Após isso, os alunos vieram até o Paço Municipal para apresentar um trabalho a partir do que foi discutido em classe.
“Estimular os jovens a participarem da construção de políticas é uma prática que melhora não só o presente, mas o futuro da sociedade que queremos viver. É isso que buscamos com o projeto Escola Cidadã”, avalia a Gestora Adjunta da Casa Civil, Carmen Tubini.
Em conjunto com as demais Unidades de Gestão foram desenvolvidas trilhas de conhecimento para subsidiar os jovens, nos temas: Segurança Pública; Saúde e Assistência Social; Esporte e Cultura; e Planejamento Urbano e Mobilidade.
Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí