‘Girls’ Tech Day’ garante manhã repleta de Ciência e Tecnologia às alunas da Emeb Pedro de Oliveira
Jundiaí recebeu, na manhã desta terça-feira (10), a 3ª edição da Girls ‘ Tech Day no Brasil, iniciativa da AWS – Amazon Web Services, empresa de computação em nuvem, com foco no incentivo ao uso e contato com a Ciência e Tecnologia entre o público feminino. A programação da manhã foi realizada na EMEB Pedro de Oliveira, na vila Joana, e contou com a participação de cerca de 230 alunas dos quartos e quintos anos.
O Município é o segundo da América Latina a receber a programação, que foi viabilizada pela empresa, em parceria com a Unidade de Gestão de Educação (UGE) e com articulação da Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) da Prefeitura.
A programação iniciou-se pela manhã, no pátio da escola. A gerente de Soluções de Arquitetura da AWS para a América Latina e Caribe, Thaís Nardo, fez a abertura oficial e a mediação das perguntas das crianças para as equipes. “As pesquisas mostram que menos de 20% das posições que envolvem, tecnologia e pesquisas são ocupadas por mulheres. Por isso, o Girls’ Tech Day é realizado para elas e tem como objetivo modificar este cenário e, neste caso, tem um sabor especial, por ser numa escola e com meninas que demonstraram em suas perguntas um grande conhecimento em tecnologia”.
A gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, ressaltou a importância da atividade. “O programa Escola Inovadora traz, no eixo da melhora da qualidade do ensino, a percepção de que as tecnologias educacionais e a pesquisa são ferramentas fundamentais para as aprendizagens. Por isso, ficamos muito felizes em oportunizar este momento para as meninas, após a indicação da AWS, que nos solicitou uma unidade escolar em que as alunas dos quartos e quintos anos totalizassem 230 estudantes, o quantitativo desta EMEB. Aproveito também para fazer uma reverência aos professores, pois não existe profissão alguma sem que haja os educadores”.
Fernanda Spinardi, líder de Arquitetura de Soluções para o Setor Público da AWS, também falou da inspiração que o evento proporciona. “Ficamos felizes em organizar eventos como esse que ajudam a levar empoderamento para as meninas utilizando atividades imersivas de STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), ainda mais em Jundiaí, que tem cada vez mais se transformado digitalmente como cidade. Esperamos que, além de gerar um impacto duradouro nas comunidades onde as pessoas trabalham, moram e criam suas famílias, possamos inspirar mais meninas a seguir carreira”.
Após a apresentação inicial no pátio, as crianças se deslocaram para a quadra, onde os colaboradores da empresa atuaram como voluntários na mediação das oficinas temáticas. Na Oficina de Robótica era possível trabalhar programação para fazer mover um robô pelo tabuleiro. Já na Oficina Art Robô, a partir de um motorzinho, um copo e canetinhas, as crianças puderam montar um robô que desenha. Na estação Arte com Robótica, foram colocadas em prática noções de sequenciamento binário para a produção de bijuterias. No Espaço da Leitura, as participantes puderam interagir com a Top Voice do LinkedIn Juliana Sá, autora de livro infantil sobre empoderamento feminino. E, no Espaço Glamour, elas puderam registrar suas participações com fotos e vídeos.
As amigas Ana Rúbia Lima, de 11 anos, e Dayane Pereira, de dez, decidiram começar pela oficina Art Robot. Ana Rúbia falou da importância da proposta. “Eu entendi que as atividades são voltadas para as meninas, pois estas são áreas onde há mais meninos trabalhando. E está muito legal. Meu sonho era ser médica, mas depois de hoje acho que mudei de ideia, quero estudar Robótica”.
Já Dayane falou da sua surpresa em ver o que desenvolveu. “Foi uma atividade muito legal, descobri que não precisa saber tudo de ciências para desenvolver um robô. Com um pouco de criatividade e de conhecimento já é possível”.
Na estação Robótica, a Gabriela de Ritti, também de dez anos, explicou a proposta da atividade. “A ideia é você escolher a carta e dar o comando certo para o robô se deslocar. Eu gosto muito de tecnologia e isso tem tudo a ver com a profissão que quero seguir, que é Arquitetura, pois é necessário um computador para projetar uma casa, por exemplo”.
Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí