Mais de duzentos pets são castrados no mutirão realizado no Mato Dentro
O Departamento do Bem-Estar Animal (DEBEA), ligado à Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), realizou, neste sábado (21), mais um mutirão de castração de cães e gatos, dessa vez na EMEB Irmã Flórida Mestag, no Mato Dentro. Foram castrados 209 animais, todos agendados antecipadamente, sendo 133 cães e 76 gatos.
O serviço promovido em bairros tem o intuito de descentralizar a ação, facilitando o acesso dos tutores em várias regiões da cidade. “Esses mutirões são bons porque ajudam a população que tem os animais de estimação a castração os bichos, né?”, disse Cícero Salvador, que levou a cachorrinha Lassie, de 7 meses, para ser castrada.
Oziel Pompilho e Paula Pereira, do Jardim Marajoara, também aproveitaram o sábado e levaram a cadela Laica, de 6 anos. “A castração diminui o stress e previne a saúde dos animais, né? É muito importante”, disseram.
O próximo mutirão descentralizado será realizado no próximo sábado (28) e domingo (29), na EMEB Carlos Foot Guimarães, no Jardim Santa Gertrudes. O agendamento começará na segunda (23). Mais informações sobre o mutirão podem ser acessadas neste link.
Vale ressaltar que Jundiaí apresenta uma série de políticas para promoção do bem-estar animal. O Departamento do Bem-Estar Animal (DEBEA), por exemplo, realiza o apoio a protetores, atendimento clínico veterinário para a população de baixa renda, adoção, entre outros serviços. O Departamento também ganhará uma nova e ampliada sede, que está em fase inicial de obras.
Os interessados em participar dos mutirões de castração devem, inicialmente, fazer o cadastro dos seus próprios animais no site do DEBEA (https://debea.jundiai.sp.gov.br/servicos/castracao/). Podem ser inscritos fêmeas e machos de cães e gatos com idade entre três meses e oito anos e mais de um quilo. Os animais também sairão microchipados com o nome do tutor.
Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí