Outubro Rosa: evento na UBS Sarapiranga teve orientação e confecção de kokedama
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Sarapiranga reuniu usuárias do serviço, na última sexta-feira (20), para uma tarde de conscientização sobre a importância do cuidado integral. A ação faz parte da programação do Outubro Rosa, campanha que anualmente alerta para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
A atividade foi iniciada com uma palestra, ministrada pela enfermeira da UBS Andrea Alves dos Santos, para esclarecer dúvidas sobre a mamografia, o papanicolau e as consultas de rotina. Na sequência, as participantes aprenderam, com a assistente social do Núcleo de Apoio à Estratégia de Saúde da Família (NASF) Denise Nóbrega, a montar kokedamas, técnica japonesa que envolve a planta dentro de uma esfera formada por musgos, substratos e argila, e que embeleza e encanta o ambiente.
“A partir de várias ações realizadas ao longo do mês, estamos atuando na educação em saúde, alertando sobre a importância dos exames preventivos e das visitas anuais ao ginecologista para termos mais resolutividade nos atendimentos. Além disso, estamos integrando nossas usuárias e mostrando que a UBS não é o local que só trata a doença, mas previne e promove a saúde de maneira integral”, enfatizou a gerente do equipamento Andréia Pinto de Souza.
A babá Maria das Graças Ferraz aproveitou o dia de folga para participar. “É muito bom cuidar da gente. Quando estamos em casa, ficamos muito presas aos serviços domésticos. Orientação nunca é demais e foi muito bom o que abordaram”, frisou.
A aposentada Nilza Lemos, de 65 anos, também aprovou a ação. “Meus exames estão todos prontos, mas gostei dos esclarecimentos que recebi. Poder mexer com a terra também me fez muito bem. Eu já tinha ouvido falar das kokedamas, mas não sabia como eram feitas. Eu adorei”, contou.
Programação
Em Jundiaí, até o final do mês, as UBSs, Novas UBSs e Clínicas da Família realizam atividades especiais para marcar o Outubro Rosa. A programação pode ser conferida em cada equipamento.
Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí