Outubro Rosa: ação intersetorial leva atendimento e informação para mulheres com trajetória de rua
Para marcar o Outubro Rosa, as Unidades de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) e de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) realizaram nesta segunda-feira (30), dentro do projeto Dia da Promoção da Saúde no Centro Pop, o evento “Prevenção é Amor. Promoção é Vida!”.
Durante a manhã, as equipes oportunizaram, para pessoas em situação de rua, procedimentos de enfermagem e odontológicos, testes rápidos de HIV e Sífilis, vacinação, massagem, exame de escarro, auriculoterapia, além do oficinas de artes e de aromaterapia promovidas, respectivamente, pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – (CAPS AD) e pela Assistência Farmacêutica da UGPS.
“Todos os meses, fazemos o acolhimento, com a escuta qualificada, e a oferta de cuidados em tempo e espaço oportunos. Desta vez, um dos focos é a saúde da mulher. Todas estão sendo orientadas para que tenham conhecimento sobre os sintomas de cânceres como o de mama e de colo de útero, e sobre a importância dos exames preventivos, além de já receberam as guias para a realização do papanicolau e da mamografia”, informou a apoiadora institucional da UGPS, enfermeira Luciana Marinho.
“Todos foram atendidos, com a informação sendo divulgada, a partir de um olhar para o coletivo. Neste mês, também tivemos o compromisso de garantir ofertas que se adequam as necessidades da mulher com trajetória de rua. Ações como a de hoje proporcionam a ampliação e a integralidade do cuidado, utilizando o espaço do Centro Pop estrategicamente”, completou a psicóloga do serviço, Thayana Ribeiro.
Atualmente, dos cerca de 120 atendimentos técnicos mensais no equipamento, 30% são para mulheres, trans e travestis.
Elaine Andrade, de 36 anos, ficou encantada, principalmente, com a oficina de aromaterapia. “Eu participo todos os meses. Estou gostando muito”, comentou.
O projeto Dia da Promoção da Saúde no Centro Pop também integra o plano de ação para a região central, desencadeado pela Prefeitura de Jundiaí e alinhado com o projeto de Revitalização do Centro, com foco em oferecer qualidade de vida e segurança.
Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí