DEBEA Jundiaí promove capacitação para Agentes Comunitários de Saúde
Nesta quarta (08) e quinta-feira (09), o Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA), órgão da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) da Prefeitura de Jundiaí, promoveu uma capacitação para cerca de 150 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), oferecido no auditório da Escola de Gestão Pública (EGP).
O treinamento abordou, entre os assuntos tratados, as políticas públicas de proteção e bem-estar animal da cidade e controle populacional, a lei de microchipagem, o detalhamento do trabalho do órgão em defesa dos animais, além de como identificar se o animal precisa de cuidados veterinários.
“A capacitação permite que os agentes comunitários de saúde, que estão em contato direto com as famílias, possam também conhecer aspectos do bem-estar animal da cidade e identificar, por exemplo, a situação dos PETs das famílias. Hoje em dia, elas são multiespécie. Então os animais fazem parte da família e também precisam dos devidos cuidados”, comenta a diretora do DEBEA, Daniela Araújo Passos.
Foram mostrados também detalhes do Departamento, e os trabalhos em parceria com outras Unidades de Gestão, como a atuação junto ao Centro Pop e o Projeto Consultório de Rua. “É um trabalho de orientação que estamos oferecendo para os agentes comunitários de saúde para facilitar a identificação e o acompanhamento dos animais domésticos, buscando assegurar a saúde animal. Queremos otimizar o conceito de Saúde Única, que consiste em cuidar da saúde de pessoas, animais e ecossistemas”, reforçou a diretora.
Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí