20ª Edição da Rota Afro dá vida a memórias perdidas e histórias não ouvidas
A ‘Rota Afro – Circuito de Memória da População Negra em Jundiaí’ chegou à 20ª Edição neste sábado (18), após um ano de atividades e mais de 900 participantes. A iniciativa de educação patrimonial é da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), por meio dos departamentos de Cultura e de Patrimônio Histórico.
Durante a visita monitorada, com diversas intervenções artísticas realizadas por 20 atores, os participantes fizeram um mergulho na história da população negra de Jundiaí, em espaços como o Espaço Expressa, Espaço África do Jardim Botânico, Clube Beneficente, Cultural e Recreativo 28 de Setembro, Museu Histórico e Cultural Solar do Barão, além de pontos da região central.
“É a segunda vez que venho e acho a Rota esplêndida. Trouxe a minha filha de 5 anos, pois entendo que ela precisa estar nesses espaços e conhecer a história”, comentou Geisa de Jesus Santos, que é baiana e mora em Jundiaí desde de 2009. Assim como ela, o morador de Várzea Paulista, Paulo Gonçalves, também aprovou. “Sou um homem preto, gosto muito de cultura e nada mais justo que saber mais da nossa história.”
Essa foi a última edição da Rota de 2023 e o circuito segue em 2024. As visitas são gratuitas e as datas anunciadas no site da Cultura e da Prefeitura. “Para nós, é uma alegria realizar esse projeto, que começou como piloto bem robusto e agora é uma política pública que está se perpetuando. A cultura afro merece esse protagonismo, o povo precisa conhecer e ter orgulho”, comentou o diretor de Cultura, João Carlos de Luca.
Valéria de Paula Ignácio, co-responsável pelo projeto, destacou que ao longo desse primeiro ano o projeto passou por algumas adaptações e contou com a adesão popular, com a participação de escolas, comunidade e classe artísticas. “A Rota é uma estratégia de combate ao apagamento da história do povo negro. “Optamos por falar de patrimônio através da memória do colonizado e não do colonizador.”
Saiba mais sobre a Rota: https://cultura.jundiai.sp.gov.br/festivais-e-programas/rota-afro/
Fonte: Prefeitura de Jundiaí