23 de novembro Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil
Hoje, 23 de novembro é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil. Não só hoje, mas em todos os outros momentos, é importante ressaltar sobre o diagnóstico precoce, que aliado ao tratamento adequado, aumentam em até 80% as chances de cura.
Embora o progresso no tratamento do câncer infantojuvenil tem sido muito significativo nas últimas cinco décadas, o câncer ainda representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos no Brasil.
No Hospital da Criança do Grendacc, que tem excelentes profissionais de saúde e tratamento especializado, o Ãndice de cura é de 80% – o mesmo dos grandes centros especializados do Brasil. Segundo o Inca (Instituto nacional do Câncer), no paÃs ainda há necessidade de melhorar os resultados, pois muitas crianças chegam aos centros de tratamento com a doença avançada. Por isso, a importância do diagnóstico precoce, assim como a atenção dos pais e responsáveis aos principais sinais e sintomas da doença.
Foi graças ao diagnóstico precoce que o tratamento de Pedro Teixeira Plinis, de 7 anos, tem apresentado excelentes resultados. Em novembro do ano passado, ele foi diagnosticado com Leucemia Linfóide Aguda (tipo T).
Em agosto de 2022, a mãe, PatrÃcia Teixeira Motta Lourenço, de 36 anos, levou o pequeno até um médico por conta de um congestionamento nasal, mas o diagnóstico só veio após três meses, quando ela notou três caroços no pescoço do filho, e o levou até uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), em JundiaÃ. Em menos de uma semana ele foi encaminhado ao Grendacc.
“Sou muito grata à médica que atendeu meu filho na Upa e também a da UBS, porque graças a elas começamos imediatamente o tratamento contra o câncer no Grendacc”, conta a mãe.
PatrÃcia recorda que quando recebeu a notÃcia, perdeu o chão e que o momento foi desesperador, mas ela confiou muito na Dra. Arianne Casarim, oncologista pediátrica do Grendacc. “Ela me disse que a leucemia tem cura e que ele receberia o tratamento adequado.’ Superamos com muita oração, fé, o tratamento de qualidade e o conforto que recebemos aqui no Grendacc”, afirma.
Pedro, que é um menino muito inteligente e que sonha em ser jogador de basquete, tem respondido muito bem ao tratamento e teve pouquÃssimos efeitos colaterais, entre eles enjoo e queda de cabelo. No inÃcio ele não entendia muito bem, mas hoje fica atento a tudo, faz perguntas e até explica para as pessoas sobre o seu tratamento.
Sintomas da doença
- Febre persistente, de origem indeterminada, com tempo de evolução superior a 8 dias;
- Perda de peso de mais de 10% nos últimos seis meses;
- Palidez
- Dores, principalmente quando a criança fica mais irritada, com dificuldade para brincar, dormir e se alimentar;
- Hematomas não associados a traumas;
- Aumento dos gânglios linfáticos;
- Dor de cabeça associada com sinais de alerta, como despertar noturno e vômitos;
- As leucemias estão entre os tumores mais frequentes na infância, assim como aqueles que atingem o sistema nervoso central e os linfomas (sistema linfático).
O Grendacc
O Hospital da Criança do Grendacc (Grupo em Defesa da Criança
com Câncer) é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, fundada em 18 de julho de 1995, que presta atendimento humanizado e de qualidade nas mais diversas especialidades pediátricas, com ênfase no tratamento de doenças oncológicas e hematológicas.
Fonte: Grendacc/ Imagem: Luis Felipe Amaral