Turma de educadores de Jundiaí conclui projeto de formação
Com foco na sensibilização poética e estética da abordagem e escuta dos educadores e estudantes, a Unidade de Gestão de Educação (UGE) realizou nesta semana, o encerramento da turma do projeto-piloto “Crescer em Paz: Vozes de Autoria”.
Desenvolvido em parceria com o Instituto Rubem Alves e da editora Paladar, e mediação dos professores Severino Antônio e Katia Tavares, a formação foi destinada aos educadores da Emeb Professora Geralda Berthola Facca. Os três encontros foram realizados entre o Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância Rubem Alves (Ciempi), responsável pela iniciativa, e a unidade escolar, que hospedou a última atividade do projeto.
Realizados durante o horário de trabalho pedagógico coletivo (HTPC), o projeto propôs aos educadores encontros dialógicos, vivências artísticas e experiências de leitura, de criação e exercícios metacognitivos sobre as diversas formas de pensar, sentir, agir e se expressar. Além de compartilhar sua abordagem voltada à formação humana, sensível e de desenvolvimento da capacidade de autoria, Katia e Severino tiveram a oportunidade de conhecer a escola recentemente revitalizada pela Prefeitura e o contexto de atuação dos educadores junto aos estudantes.
O projeto definiu ainda uma série de exercícios para a reflexão de práticas educativas para a criação, complexidade e convivência. Trata-se de abordagens teóricas e práticas de temas como curiosidade, imaginação, criatividade, escuta, raciocínio, empatia, diálogo e sensibilidade.
Enfrentamento à violência
Além do “Crescer em Paz: Vozes de Autoria”, a UGE desenvolve, vinculados ao programa Escola Inovadora, outras quatro iniciativas para a identificação e enfrentamento à violência, bem como incentivo à Cultura de Paz, que são: o “Cria na Paz”, “Cuidados com o Corpo”, “Eu tenho Voz” e “Corações e Mentes”. Com abordagens como teatro, sensibilização junto à comunidade, oferta de material educativo, perspectiva lúdica, metodologia para identificação de sentimentos, entre outros, as iniciativas focam tanto nos corpos discente e docente das escolas, como também nos familiares e na sociedade.
Tais iniciativas são executadas em parceria da Prefeitura com a Allma Hub, Rede Urban95, Fundação Van Leer, Instituto Paulista de Magistrados (IPAM), Universidade Emory – Atlanta, Estados Unidos e Hospital Israelita Albert Einstein.
Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí