ONU pede restrição de sacolas plásticas para evitar contaminação dos oceanos
A Organização das Nações Unidas (ONU) pediu, na última segunda-feira (04), que sejam tomadas medidas contra o uso de sacolas plásticas como parte do desafio global para reduzir e acabar com a poluição dos oceanos que aumenta a cada ano.
O pedido, feito na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, cujo lema é “um planeta sem poluição por plásticos” e os números são assustadores. “Calcula-se que a cada ano são consumidas 5 trilhões de sacolas de plástico no mundo”, informou a Organização.
As sacolas de plástico são feitas, em sua maioria, de polietileno, um polÃmero derivado do petróleo que demora pelo menos 500 anos para ser decomposto. A luta contra as sacolas de plástico inclui as três cidades mais povoadas da região: Cidade do México, São Paulo e Buenos Aires.
A Cidade do México está na vanguarda, pois desde agosto de 2009 proibiu o comércio de oferecer as sacolas gratuitamente. Em 2015, foi a vez de São Paulo proibir a distribuição gratuita de sacolas plásticas. Buenos Aires desde 2017 proÃbe os supermercados de entregar as sacolas, passando a cobrar por elas.
Fonte: G1