Jundiaí é destaque no Instituto Iberoamericano de Turismo Rural
Nos últimos dias, Jundiaí foi destaque no “Catálogo de Buenas Prácticas de Modelos de Gobernanza del Turismo Rural Y Agroturismo en Iberoamérica 2023”. A publicação internacional é promovida pelo Instituto Iberoamericano de Turismo Rural e contempla cidades com protagonismo no Turismo Rural em países ibéricos, incluindo América Latina e Europa.
O Guia apontou a presença da produção de frutas como uma importante característica da cidade, principalmente com o protagonismo da uva e do vinho desde a fundação de Jundiaí, há mais de 300 anos.
“Jundiaí tem, entre as suas muitas qualidades, a característica de contar com belas paisagens e a preservação da história, tradição e da terra. O turismo rural reúne as qualidades com o desenvolvimento econômico gerado pela visitação e consumo, resultando em renda e emprego”, afirma o gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Eduardo Alvarez.
O destaque da publicação deu-se com a apresentação de todo o processo de organização das Rotas Turísticas, realizado de maneira participativa, com base no conceito de Planejamento Participativo orientado por objetivos. A organização das rotas turísticas criou o ambiente propício para o crescimento da atividade. O envolvimento da Câmara Municipal, com a elaboração de lei das Rotas Turísticas, inclusão do segmento de Turismo Rural como referência na Lei Orgânica do Município, no Plano Diretor, na Política Municipal de Turismo e no Plano Municipal de Turismo, também foram citadod na publicação.
Outro destaque foi o crescimento de 166% em número de estabelecimentos agregados em uma década. “Esse reconhecimento é mais uma prova de que estamos no caminho certo de promoção e fortalecimento do Turismo Rural em Jundiaí. O Guia destaca boas práticas em diversos países. Estarmos nele demostra o protagonismo da cidade no Turismo Rural do Estado, do Brasil e agora internacionalmente”, disse a diretora de Turismo de Jundiaí, Marcela Moro.
A variedade de atrações de turismo rural e interesses pelas rotas turísticas da cidade, que são oito, podem ser conferidas no site do Turismo Jundiaí.
Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí