Grupo de Trabalho encerra o ano com avanços nas políticas públicas de TEA, em Jundiaí
Na segunda-feira (04) aconteceu a última reunião do ano entre gestores municipais, técnicos e o Grupo de Trabalho TEA, composto por representantes de famílias atípicas. Em pauta, os avanços no desenvolvimento das políticas públicas intersetoriais a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além das próximas ações a serem realizadas no primeiro semestre de 2024. Os trabalhos foram iniciados em março deste ano.
As ações estão sendo desenvolvidas pelas Unidades de Gestão de Educação (UGE); Promoção de Saúde (UGPS); Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS); Esporte e Lazer (UGEL), por meio do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (PEAMA); Desenvolvimento Econômico (UGDECT), Cultura (UGC) e Fundação TVTEC, além da Assessoria de Políticas para Pessoa com Deficiência e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.
“Ao longo deste ano realizamos um trabalho muito importante, em conjunto com as famílias atípicas, de padronização do cardápio de serviços na educação, de ampliação da assistência aos cuidadores, além da abertura de novas frentes para compor a política de TEA no município. Em 2024, nosso desafio é a implementação de um centro de referência na saúde para o atendimento das nossas crianças. Fica o meu reconhecimento ao Grupo de Trabalho TEA, que nos auxilia diariamente para que a gente tenha mais assertividade no desenvolvimento desse programa de natureza continuada”, comenta o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.
Em 2023, uma das ações principais foi a elaboração do Guia Prático da Educação Inclusiva, feito pela UGE. A Unidade ainda ampliou as salas de recursos multifuncionais, realizou ciclos de formação e capacitação para todos os educadores da Educação Infantil I e II, promoveu o 1º Encontro Internacional de Educação Inclusiva de Jundiaí, entre outras. Para 2024 estão previstas novas capacitações, contratação de novos profissionais e a realização do 2° Encontro Internacional.
A UGPS, além da promoção de capacitações para as equipes de Atenção Primária, Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e CAPS Infantojuvenil, encaminhou uma parceria com um Consórcio Intermunicipal para implantação de um centro de referência para atendimento de pessoas com TEA. Para o próximo ano estão previstas mais capacitações e a readequação do convênio com a APAE.
Na Assistência Social foi feito o acompanhamento das 79 famílias em situação de vulnerabilidade social que possuem crianças com TEA em sua composição, além do acompanhamento de adultos com TEA em vulnerabilidade por meio do Centro Dia para a Pessoa com Deficiência. Também foi instaurado o projeto piloto que promoveu o encontro com famílias atípicas. Já a UGDECT e FTVTEC realizaram ações voltadas para o empreendedorismo e resgate da autoestima com enfoque em familiares, jovens e adultos com TEA, com participação no Galpão Criativo.
“É a primeira vez que vejo um Governo abrir as portas dessa forma para que a gente possa dialogar e, de forma coletiva, construir políticas que irão beneficiar as pessoas com TEA. Estou emocionada com os avanços conquistados em 2023 e com boas expectativas para colher mais frutos em 2024”, afirma uma das integrantes do Grupo de Trabalho TEA, Sue Ane Santos.
Participaram da reunião os gestores Tiago Texera (Saúde), Marcelo Peroni (Cultura), Maria Brant (Assistência e Desenvolvimento Social) e Vastí Ferrari Marques (Educação); a Superintendente da Fundação TVTEC, Mônica Gropelo; o Diretor da UGDECT, Júlio Durante; o Assessor de Políticas para a Pessoa com Deficiência, Marco Antonio dos Santos; o Assessor Filipi Lima; a Presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Kelly Cristina Melo; a Diretora do Departamento de Educação Inclusiva (DEIN), Karina Verardo Teodoro de Godoi; a especialista do Departamento de Regulação da Saúde, Elisa Cristina Siqueira Van Ginkel; o Coordenador de Atenção Básica, Filipe Risso Firmino; e a representante do PEAMA, Vanessa Patrícia do Nascimento; além da Assessora Parlamentar do vereador Dika Xique-Xique, Aline Cristina Antonio de Souza.
Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí