Cia. Jovem de Dança de Jundiaí concorre no ‘Prêmio Governador do Estado de São Paulo’
Com a coreografia “Instagrimm”, o diretor artístico da Cia. Jovem de Dança, Alex Soares, concorre no tradicional Prêmio Governador do Estado de São Paulo, pela categoria Dança.
Criado em 1950, o Prêmio é vinculado à Secretaria Estadual de Cultura, Economia e Indústria Criativas e visa condecorar as realizações de destaque no setor cultural paulista. No total, o Prêmio é dividido em 13 categorias, nos mais diversos segmentos, e traz nesta etapa os finalistas selecionados por rigoroso critério e avaliação.
ASSISTA A UMA DAS APRESENTAÇÕES DE ‘INSTAGRIMM’
“Esta indicação é mais uma visibilidade e reconhecimento ao trabalho feito junto à companhia, que, cada vez mais, tem conquistado seu espaço no cenário da Dança. Recebi a notícia duplamente feliz, pois se trata do primeiro trabalho desenvolvido pelo grupo sob a minha direção e por se tratar de uma coreografia voltada ao público infantil, em Jundiaí, Município que prioriza as políticas públicas para a Infância”, comentou Alex.
O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, falou da importância da indicação. “Assim como os demais corpos artísticos municipais, a Cia. Jovem de Dança tem como objetivo fomentar a produção desta linguagem artística, incentivar a criação de público e fazer despontar talentos no segmento. Com esta indicação, Jundiaí dá a todo o Estado visibilidade a uma iniciativa mantida pelo Poder Público, comprovando como acertada a decisão da Prefeitura em incentivar e acreditar na Cultura.”
“Instagrimm” traz uma mistura entre contos dos irmãos Grimm no formato de linguagem das redes sociais. De maneira lúdica e com bastante humor, o espetáculo apresenta um panorama dos estilos de dança, com o intuito de despertar no espectador a vontade de dançar. Por meio do diálogo entre a tecnologia e os contos clássicos – alguns mais conhecidos, como “Branca de Neve” e “Chapeuzinho Vermelho”, e outros um pouco menos, como “João de Ferro”, “Rumpelstichen”, “O pescador e sua esposa” e “O menino que não sabia o que era o medo” – o espetáculo propõe ao público uma revisitação à infância e a imaginação de como seria nosso relacionamento com os personagens se pudéssemos segui-los nas redes sociais.
A premiação será realizada na próxima terça-feira (12), às 19h, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Além de troféu, os vencedores das categorias levam prêmio no valor de R$ 35 mil.
Mais premiações
Tendo sido indicada por mais de uma vez e em mais de uma categoria, a Cia. Jovem de Dança recebeu, em janeiro de 2022, o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) com a série de vídeos de apresentação da programação do Mês do Patrimônio do ano anterior, percorrendo pontos como a Serra do Japi, o Solar do Barão, o Teatro Polytheama e Espaço Expressa. Por conta da pandemia, o conteúdo foi apresentado pela internet e pode ser conferido nas redes sociais da Cultura.
Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí