DAE Jundiaí debate os pilares de integridade e boas práticas na Compliance Week
A Diretoria de Conformidade e Gestão de Riscos (DCR) da DAE Jundiaí realizou, na última semana, a Compliance Week, evento que celebra o Dia Internacional de Combate à Corrupção, comemorado em 9 de dezembro. Ao longo de toda a semana, os pilares de boas práticas foram divulgados aos servidores da empresa, que ainda puderam assistir ao treinamento do especialista em Integridade Luiz Fernando Lucas.
“É animador ver temas como compliance, integridade, valores e ética serem debatidos por uma empresa pública, que presta um serviço fundamental como a DAE”, disse Luiz Fernando.
Segundo ele, a auto-observação é essencial para garantir que sejamos íntegros em nosso dia a dia, tanto no trabalho quanto em nossa vida pessoal e como membro da sociedade. “A Integridade é a congruência entre o que a pessoa pensa, fala e faz. Isso precisa estar na mesma direção. Às vezes fazemos ou falamos algo do qual nos arrependemos e é nisso que precisamos prestar atenção”, avalia.
Por meio de um treinamento que estimula a reflexão sobre o comportamento e sua coerência com o pensar e falar, Luiz Fernando cativou o público. “Quando ele diz que o certo é certo, mesmo que ninguém esteja fazendo, é algo que eu também levo para minha vida. Há quem ache que levar vantagem sobre outros e se achar esperto é o melhor caminho. Eu prefiro a verdade”, afirmou a gerente de Controladoria da empresa, Lidiane Cristina Pupo Santos.
Já os pilares foram divulgados por meio de tótens espalhados pela empresa. No total, há dez pilares, com os seguintes temas: Comprometimento da Alta Administração, Avaliação de Riscos, Código de Conduta e Políticas de Integridade, Controles Internos, Treinamento e Comunicação, Canal de Denúncia, Investigações Internas, “Due Diligence” (“diligência prévia”), Auditoria e Monitoramento, além do Pilar Fundamental do Programa de Compliance.
O novo Código de Conduta e Integridade e uma camiseta do evento foram entregues a cada participante. “Neste ano, o treinamento promovido teve como objetivo proporcionar ao servidor um aperfeiçoamento para além da sua vida profissional, mas também para sua vida pessoal”, pontuou a diretora de Conformidade e Gestão de Riscos, Helen Cappelletti de Lima.
Embaixadores
Durante a Compliance Week, também foram anunciados os novos Embaixadores do Compliance da DAE. Os servidores Karen Tasaka, Danilo Resende e José Renato Silva assumem a função até dezembro de 2024. Na DAE há 27 anos, Karen, que ocupa a Gerência do Laboratório de Controle de Qualidade da DAE, agradeceu pelo reconhecimento. “Pretendo continuar, como já fazia, representando os pilares de boas práticas, com integridade.”
José Renato é porteiro também já completou mais de duas décadas de empresa. “Ser Embaixador é uma responsabilidade. Estou na DAE há 26 anos e sempre muito satisfeito”, comentou. Danilo fez dez anos de DAE este mês e ficou emocionado. “É gratificante ver que as pessoas que trabalham comigo me veem como uma pessoa que é exemplo. Acredito que a humildade venha antes da honra. É com isso em mente que pretendo seguir”, prometeu ele, que é encarregado de Educação Ambiental.
Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí