Em Brasília, Agentes Comunitárias de Saúde de Jundiaí são diplomadas
Duas Agentes Comunitárias de Saúde de Jundiaí participaram nesta terça-feira (12) da Cerimônia de Diplomação dos Agentes de Saúde e da 1ª Mostra Saúde com Agente, realizada pelo Ministério da Saúde, em Brasília.
As ACSs Marcia Regina Pereira e Fátima Cirene da Silva Duarte, em agosto, concluíram o Curso em Agente Comunitário de Saúde – “Projeto Saúde com Agente” – e foram selecionadas para a diplomação simbólica e para a mostra de experiências exitosas. Elas vão compartilhar, durante a programação que vai até hoje, quarta-feira (13), o trabalho desenvolvido pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Corrupira para o acolhimento e atendimento na atenção primária, com vacinação, busca ativa de poliomielite e de necessidades de saúde, de cerca de 200 refugiados do Afeganistão.
“O processo de seleção considerou as melhores ações realizadas pelos ACSs no território. Fomos escolhidas e estar neste evento em Brasília, é mais que um sonho, é a oportunidade de representar minha cidade e mostrar a todos a importância do nosso trabalho. Estamos participando em nome de toda a equipe de Jundiaí”, destacou Márcia.
“Sou ACS faz 22 anos e nunca imaginei ser selecionada e apresentar esse trabalho que foi muito gratificante e auxiliou tantas pessoas. Estou emocionada e acredito que essa ação vai frutificar ainda mais”, comentou Fátima.
Ao todo, foram escolhidos 400 ACS e Agentes de Combate às Endemias (ACE) de todo o Brasil, representando os mais de 170 mil alunos formados nos cursos técnicos ofertados pelo MS.
“O SUS (Sistema Único de Saúde) tem inúmeros desafios diários. Jundiaí aprimora, a cada dia, os serviços ofertados pela população, a partir do comprometimento de uma equipe que faz a diferença com boas práticas, além de ofertar atendimento resolutivo e humanizado. É um orgulho estarmos presentes neste evento e poder levar nossas ações para o País, sendo representados pela Márcia e pela Fátima”, ressalta o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.
Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí