Jardim da Mobilidade: espaço lúdico e de educação para o trânsito é realidade em Jundiaí
Em mais uma atividade em comemoração ao aniversário de 367 anos de Jundiaí, a Prefeitura de Jundiaí entrega o Jardim da Mobilidade, espaço lúdico e educativo, que contempla de forma pedagógica e inclusiva a mobilidade para as crianças, instalado no Mundo das Crianças. A abertura aconteceu na manhã desta sexta-feira (15), com a participação do Prefeito Luiz Fernando Machado, e contempla mais uma área criada a partir das diretrizes da rede internacional Urban95, à qual Jundiaí é integrante.
Com investimento total de R$ 1,260 milhão, o Jardim da Mobilidade conta com área total de 3.675m², área gramada de 1,2 mil m², 250 metros de vias (espaço para os pequenos motoristas), 312 metros de comprimento de ciclofaixa e ciclovia, 372 metros de passeio e 851m² de asfalto.
“Hoje, consolidamos um projeto educacional para criar, desde a infância, uma cultura de paz no trânsito, com a entrega do Jardim da Mobilidade. É um grande avanço nas ações educativas da cidade”, considera o prefeito Luiz Fernando. “Outro ponto importante é que as crianças são multiplicadoras desse aprendizado. Elas acabam levando essas informações para os seus pais e responsáveis, e se tornam fiscais quando estão com eles no trânsito”, avalia.
Jundiaí sendo a sede brasileira da Rede Latino – Americana – Cidade das Crianças, além de parceira na Urban95, inclui as crianças nas discussões sobre o planejamento urbano, com políticas intersetoriais e prioritárias para as infâncias.
“Um trânsito seguro é parte primordial para que as crianças ocupem os espaços urbanos com autonomia e segurança, aprendendo a adotar comportamentos eficazes, tanto como pedestres, ciclistas e futuros motoristas”, explica o gestor da (UGMT) Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.
As crianças, antes de conhecerem o Jardim da Mobilidade, assistiram a um teatro ao ar livre, onde os atores-instrutores explicaram as regras de trânsito de maneira divertida e lúdica.
“Os monitores mostraram pra gente que não podemos andar na rua, temos que esperar o sinal ficar verde para atravessar, olhar para os dois lados antes de atravessar. Gostei de tudo” disse Davi Moraes de 9 anos de idade, aluno do 3º ano da escola municipal Pedro Clarismundo Fornari, no bairro do Rio Acima.
Em detalhes
O Jardim da Mobilidade, inserido no “Mundo das Crianças” (ao lado da Casa da Árvore), leva o nome do engenheiro Roberto Leoni, falecido em abril de 2021. Ele foi servidor público da Prefeitura de Jundiaí e contribuiu para o desenvolvimento da cidade, especialmente na elaboração de projetos de sinalização viária conforme as normas do Código de Trânsito Brasileiro.
“É uma honra muito grande saber que isso vai ficar eterno em nossa memória, pra nossa família é muito importante ter nosso nome associado a cidade de Jundiaí”, comenta a irmã de Rogério, Rita de Cássia Leoni. O Jardim da Mobilidade, será destinado às crianças de até 12 anos, para o desenvolvimento de atividades educativas e de lazer, com o uso dos equipamentos de mobilidade como bicicletas, carrinhos e ônibus movidos a pedal. O acesso às vias exigem os equipamentos de segurança necessários para cada tipo de veículo.
A proposta do projeto é fazer com que a criança exerça o seu direito de brincar e aprender ao mesmo tempo, e é resultado de parceria entre a Prefeitura de Jundiaí, DAE S/A e construído com investimento de contrapartida de empreendimento instalado na cidade. “Esse é sem dúvida um dos melhores projetos já idealizados nos últimos anos. Pra mudar o mundo devemos começar com quem? Com as crianças, educando-as com certeza faremos um mundo melhor” finaliza Walter da Costa Silva e Filho diretor presidente da DAE/AS.
Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí