Mais de 1,4 mil famílias recebem o Cartão +Alimentação Jundiaí
Iniciado como projeto piloto, em junho, o Cartão +Alimentação, distribuído pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), foi aprovado em lei pela Câmara Municipal, no mês de dezembro e agora é um programa municipal (PL 14.238). O auxílio tem como objetivo subsidiar o acesso a alimentos para famílias ou indivíduos em situação de vulnerabilidade social, que estejam participando de serviços, programas e projetos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) Jundiaí. Neste ano, mais de 1,4 mil famílias já receberam o benefício. O orçamento previsto para o programa em 2024 é de R$ 3 milhões.
“Proporcionar a autonomia e oferecer possibilidades para que as famílias se desenvolvam são metas da gestão. O Cartão +Alimentação Jundiaí reúne o auxílio para a escolha da compra do que necessita, e congrega atividades para que essas famílias superem a fase de vulnerabilidade. Isso é proporcionar oportunidades. Trata-se de um complemento de renda para os assistidos, que consequentemente faz a economia girar e melhora o poder de compra”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado.
O benefício social tem o valor de R$ 200 mensais e é aceito em uma gama diversa de estabelecimentos. Após a entrega para a família, o auxílio será supervisionado num período de seis meses, para rever as condições e necessidades dos usuários. Apesar de ser recente, o projeto já distribuiu 1.441 cartões, com planos de atingir mais de 1500 entregas do benefício até o final do ano.
Segundo a gestora da UGADS, Maria Brant, o benefício vai ao encontro da promoção de acesso a serviços socioassistenciais, contribuindo para a permanência das famílias na rede de proteção social de assistência social do município. Vale destacar que o cartão será entregue apenas às famílias assistidas pela UGADS, no Programa Bolsa Família e em outras atividades da unidade.
“Outro ponto positivo do Cartão +Alimentação Jundiaí é o incentivo à economia local, de bairro, já que os beneficiados poderão fazer as compras nos mercadinhos, padarias além das grandes redes. É benefício direto para a população e estímulo para a economia local”, comentou o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.
Escolha
Para a usuária do cartão, Josiane da Silva, o diferencial está na liberdade da escolha dos produtos necessários. “Com o cartão podemos comprar produtos que não viriam normalmente em cestas básicas, como produtos de higiene pessoal. Essa ajuda tem sido boa para adquirir produtos que antes não conseguíamos ter”.
O marido de Josiane, Claudemir do Santos da Silva, disse que o auxílio veio em boa hora, já que está afastado do seu trabalho como coletor, desde agosto. “Estando afastado do trabalho, o benefício auxiliou nesse momento mais complicado”, reforçou.
Fonte / Imagem : Prefeitura de Jundiaí