Casos de dengue em Jundiaí superam importados em 2024
A primeira apresentação dos dados relativos às arboviroses em 2024 foi apresentada nesta sexta-feira (19) e o número de casos autóctones de dengue é superior ao número de importados. Dos 50 casos positivos, 33 foram contraídos no município e 17 em outras cidades. A Vigilância em Saúde Ambiental, órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), conta com stand na 39ª Festa da Uva de Jundiaí, com trabalho de orientação e alerta às pessoas para a necessidade do cuidado com o quintal para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença (Aedes aegypti).
Os dados das arboviroses podem ser consultados diretamente no portal da prefeitura de Jundiaí, no painel específico (Boletim Arboviroses). “Manter o dado disponível em sistema gráfico facilita para que as pessoas identifiquem as ocorrências, as faixas etárias e até, as regiões. Temos alerta do Ministério da Saúde para o risco de surto da dengue neste ano, e, desde o ano passado o trabalho vem sendo intensificado”, reforça a biomédica da VISAM, Ana Lúcia de Castro Silva.
Casos
Nas últimas semanas tem sido realizada ação intensa na região no Ivoturucaia, bairro com o maior número de casos positivos até a publicação do boletim, nesta sexta-feira (19). São 23 casos dos 33 confirmados. Lá, além de busca-ativa, operação de ‘Cata-Treco’ adicional foi desencadeada na semana passada, com a coleta de 10 toneladas de material inservível e de risco para acúmulo de água.
O trabalho permanece em toda a cidade. “Além das equipes da Visam, os agentes comunitários de saúde e os agentes de Estratégia de Saúde da Família atuam diariamente na cidade fazendo a orientação às pessoas. Também estamos aproveitando a Festa da Uva para orientar a população sobre o ciclo do mosquito, que não transmite somente a dengue, mas a zika e a chicungunya também”, alerta.
O stand da Visam está localizado próximo à entrada principal do Parque da Uva, no primeiro pavilhão.
Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí