Comitê intersetorial define programação de desfiles do Carnaval em Jundiaí
Após série de reuniões de alinhamento entre representantes da Prefeitura, das Forças de Segurança, do Poder Judiciário e das agremiações proponentes, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) divulgou as datas, horários e locais dos desfiles dos blocos de rua do Carnaval 2024.
“Assim como nos últimos anos, toda a programação foi organizada com foco na alegria da festa, na garantia da segurança dos foliões e das equipes, bem como na tranquilidade dos munícipes que preferem descansar neste período. Além das equipes nos locais de desfile, será novamente instalado no Paço Municipal o Comitê Integrado de Monitoramento do Carnaval, com equipes a postos para acompanhar os encaminhamentos e a dispersão de cada desfile, a partir de câmeras instaladas e drone”, comentou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.
Este ano, são nove os blocos de rua habilitados e credenciados a participar dos desfiles, marcados para os dias 04, 09, 10, 11, 12 e 13 de fevereiro, no Centro, Jardim Novo Horizonte, avenida União dos Ferroviários, vila Progresso e Ponte São João.
Uma hora antes do início de cada desfile e até a sua completa dispersão, o Comitê Integrado de Monitoramento – que será composto por representantes das Unidades de Gestão de Cultura (UGC), Casa Civil (UGCC) – Assessoria Especial para Assuntos de Segurança, Governo e Finanças (UGGF) – Fiscalização do Comércio, Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), Inovação e Relação com o Cidadão (UGIRC), Mobilidade e Transporte (UGMT), Segurança Municipal (UGSM), além da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), Polícia Militar (PM), Polícia Civil e Juizado de Menores – fará o acompanhamento do evento.
Escolas de samba
Assim como no ano passado, o desfile das Escolas de Samba este ano também será realizado fora de temporada, marcado para 02 de março (sábado), a partir das 19h, no Espaço Multiuso da Cidade Administrativa, localizado na avenida Alexandre Ludke, na altura do Terminal Hortolândia. “Trata-se de uma decisão tomada em comum acordo com os proponentes, que, por também participarem dos desfiles em São Paulo e no Rio de Janeiro, além do sucesso do pioneirismo da iniciativa do ano passado, também deram preferência para a nova data”, comentou Peroni.
Com ordem a ser definida, o desfile inicia-se com a Corte da Alegria, seguida das seis escolas credenciadas e habilitadas – duas do grupo de Acesso e quatro do grupo Especial.
A eleição da Corte da Alegria será realizada no dia 04 de fevereiro (domingo), durante o último dia da 39ª Festa da Uva e 10ª Expo Vinhos. As escolhas do Rei Momo, Rainha, Passista de Ouro, Princesas e Rainha LGBTQIA+ poderão ser acompanhadas a partir das 16h30, no Palco do Samba – Uva Bordô, no Parque da Uva.
Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí