Assessoria de Políticas para a PCD apresenta proposta à UGDECT em encontro estratégico
Nesta semana foi apresentada à Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), por meio da Assessoria de Políticas para a Pessoa com Deficiência, ligada à Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), uma proposta que tem como objetivo aproximar as empresas e RHs ao trabalho realizado pela Assessoria de Políticas para Pessoas com Deficiência (PCD), visando a inclusão efetiva de pessoas com deficiência no ambiente corporativo.
Segundo o Assessor Marco Antonio dos Santos, ações já são desenvolvidas pela Assessoria, como orientação quanto aos direitos sociais das pessoas com deficiência, o Programa de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência – cadastro de pessoas com deficiência e encaminhamento para o trabalho, orientações e encaminhamentos sobre a utilização do transporte adaptado e participação no Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.
Para dar seguimento na proposta, em breve será marcado um encontro entre as empresas e RHs com a Assessoria de Políticas para a PCD, UGDECT e gestores, para apresentar as ações e objetivos desta proposta. Será feito um convite para as empresas, para que elas possam participar do encontro e ter a oportunidade de expressar suas ideias, dúvidas e contribuições. O intuito desse encontro é construir uma parceria sólida e colaborativa, onde as empresas terão a chance de entender melhor como podem integrar a inclusão de pessoas com deficiência em suas práticas cotidianas, conhecendo todos os tipos de
deficiência, pois elas se diferenciam em deficiência física, visual, auditiva, intelectual, psicossocial, os transtornos e a deficiência múltipla, conceituada como a associação de duas ou mais deficiências.
“Por meio desses encontros conseguimos conversar com as empresas e demonstrar a importância de investir nas pessoas com deficiência. Essa é mais uma das ações da Assessoria de Políticas para a Pessoa com Deficiência na busca pela inclusão”, comenta o Assessor Marco Antônio dos Santos. “A ideia desse encontro é a busca pela sensibilização das empresas com as pessoas com deficiência que buscam uma oportunidade de emprego”, completa o Assessor de Assuntos Governamentais da Pessoa com Deficiência, Filipi Lima.
Durante o encontro, o diretor de Fomento à Indústria da UGDECT, Gilson Aparecido Pichioli, apresentou, no portal Jundiaí Empreendedora, as vagas disponíveis para PCD, que somam mais de 280 vagas. O Jundiaí Empreendedora apoia o Programa de Sensibilização das Empresas Para Contratação de Pessoas com Deficiência (PCD).
Participou também da reunião o diretor do Departamento de Fomento à Ciência e Tecnologia, Júlio César Durante.
Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí