Com a adesão de Louveira, Rede Brasileira de Cidades das Crianças chega a 14 integrantes
O prefeito Luiz Fernando Machado recebeu, na manhã desta sexta-feira (01), no Paço Municipal, uma comitiva chefiada pelo prefeito de Louveira, Estanislau Steck, para a assinatura do termo de adesão do Município vizinho de Jundiaí à Rede Brasileira de Cidades das Crianças, que passa a contar com 14 integrantes.
Para a oficialização da adesão à Rede, da qual Jundiaí é o Município sede, também estiveram presentes a arquiteta Alessandra Carriero, que será o ponto focal da Rede do novo Município integrante, e Ana Maia, que é a articuladora louveirense do programa São Paulo pela Primeiríssima Infância.
“Com a adesão de Louveira, criamos na região uma atmosfera favorável ao intercâmbio das boas práticas para as infâncias, presentes no programa municipal e na Rede Brasileira de Cidades das Crianças. Jundiaí fica à disposição para integração das políticas públicas, como o que temos feito com o Mundo das Crianças, a metodologia do ‘Desemparedamento da Escola’, a formação de educadores, entre outros”, comentou Luiz Fernando.
Steck explica o motivo da adesão. “As políticas para a Infância são transformadoras, pois elas impactam não somente as crianças, como toda a sociedade. Louveira então adere a esta Rede, pois sabe que quando se trata de uma iniciativa de Jundiaí só pode ser algo positivo.”
O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, explica os próximos passos. “Com a assinatura do termo de adesão, enviamos o documento para a Itália, para a apreciação da Associação do pedagogo Francesco Tonucci, idealizador da Rede de Cidades das Crianças. Em seguida, Louveira deve publicar o decreto na Imprensa Oficial e nós prosseguimos na formação de sua equipe, que já tem também programadas a sensibilização dos secretários municipais e a criação de seu Comitê das Crianças, para a escuta das crianças na cidade.”
Mais Rede
Atualmente, também fazem parte da Rede os Municípios de Benevides (PA), Boa Vista (RR), Brasileira (AC), Fortaleza e Sobral (CE), Osório e Pelotas (RS) e Itu, Itupeva, Jarinu, Mococa e Mogi das Cruzes (SP). Municípios interessados na proposta e na adesão à Rede podem obter mais informações pelo e-mail cidadesdascriancas@jundiai.sp.gov.br.
Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí