Reuniões do Conselho da Pessoa com Deficiência passam a contar com intérprete em libras
Realizada nesta quinta-feira (21) de maneira virtual, a reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPCD) de Jundiaí contou com intérprete em libras. A ação é resultado de atuação da Rede Jundiaí de Cooperação – vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) – na busca de parceria para a promoção do serviço, que garante acessibilidade aos integrantes do Conselho e ou participantes que tenham deficiência auditiva.
“A presença do intérprete é de fundamental importância para o CMDPCD como forma de oferecer a acessibilidade necessária para que todas as pessoas possam fazer parte. Temos dois conselheiros surdos que precisam desse recurso, além de outras pessoas com surdez que querem acompanhar o trabalho do Conselho. Se buscamos acessibilidade em todos os espaços, o Conselho precisa ser o primeiro em que toda e qualquer pessoa possa participar e contribuir para que possamos quebrar as barreiras do capacitismo e preconceito”, explica a presidente do CMDPCD, Kelly Cristina de Melo.
A conquista do profissional ocorreu graças a uma parceria entre a empresa Foxconn e o Conselho, articulada pela Rede Jundiaí de Cooperação, com a disponibilização de um profissional, mensalmente, para o atendimento ao encontro. “Recebemos o pedido de ajuda deste Conselho Municipal no intuito de oferecer um intérprete em Libra, e por termos esse profissional, que nos ajuda na comunicação diária com nossos colaboradores que possuem perda auditiva, procuramos oferecer esse mesmo trabalho para que o Conselho consiga transmitir suas reuniões para um grupo maior de interessados e, inclusive, portadores também de perda auditiva. Entendemos as necessidades sociais da comunidade jundiaiense e, na medida de nossas disponibilidades, procuramos ajudar nos trabalhos sociais”, destaca o diretor de RH da Foxconn, Valdeci Besson.
A Foxconn emprega aproximadamente 3,8 mil funcionários em Jundiaí, atingindo por volta de 10 mil pessoas indiretamente (entre funcionários e dependentes diretos) no Município e Região.
Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí